Nosso grupo do WhatsApp WhatsApp
Domingo, 11 de Abril de 2021 10:31
44 99157-4575
Tecnologia Ônibus solar

WEG cria ônibus solar que percorre 100 mil km sem uma gota de combustível

O ônibus solar, também chamado de eBus, feito pela WEG em parceria com a UFSC, está sendo utilizado desde o ano de 2017 e é capaz de realizar um percurso de 50km entre o campus da universidade e o Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar Fotovoltaica. Mais de 30 mil passageiros já utilizaram o ônibus, entre eles professores, alunos e colaboradores da instituição.

28/02/2021 13h47
Por: Redação
WEG cria ônibus solar que percorre 100 mil km sem uma gota de combustível

Em 2016, pesquisadores, professores e alunos tiveram a ideia, mas para colocá-la em prática, tiveram que criar uma vaquinha virtual para arrecadar fundos. O propósito da vaquinha também era manter o veículo funcionando, bem como pagar os salários de dois motoristas que realizam até hoje o trajeto do ônibus.

Sabendo da ilustre ideia, a empresa WEG e também o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações resolveram apoiar o projeto, no qual foram doados aos idealizadores dessa façanha, cerca de R$1 milhão para o desenvolvimento tecnológico do eBus.

A WEG se responsabilizou pelo desenvolvimento e aplicação do sistema do ônibus, além de outras peças estruturais do autobus. O sistema de propulsão elétrica é o responsável por levar a carga acumulada de energia das baterias até o inversor de tração, assumindo o controle do motor, gerando força necessária para que o veículo se movimente.

Quando o veículo é freado, a energia gerada no freio é sempre reenviada para as baterias, sendo reaproveitada e otimizada.

Deslocamento Produtivo: o eBus possui rede Wi-fi integrado, além de também ter uma mesa de reuniões acoplada no interior do veículo, para que professores e estudantes a utilizem.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias