O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, vedou o acesso de visitantes às dependências da Casa enquanto durarem as medidas temporárias de enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia de covid-19. O ato foi assinado e deve ser publicado ainda nesta sexta-feira (26).
De acordo com a assessoria da Presidência, a imprensa credenciada continuará tendo acesso. Atividades de plenário e comissões permanecem funcionando.
A determinação de Rodrigo Pacheco ocorreu após o governador do Distrito Federal, Ibanes Rocha, determinar lockdown total a partir da meia noite desta sexta-feira em toda a capital. A medida foi tomada após o governo verificar que o Distrito Federal conta, neste momento, com apenas um leito de unidade de terapia intensiva (UTI) adulto em toda a rede de saúde, incluídos os hospitais públicos e privados.
Inicialmente, o GDF havia determinado o fechamento de atividades não essenciais, das 20h às 5h, a partir da segunda-feira, 1º de março, mas acabou antecipando a decisão.