Quinta, 28 de Março de 2024
19°

Parcialmente nublado

Nova Cantu, PR

Educação Educação

Abertas as inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa

Professores das redes federais, estaduais e municipais podem se inscrever pela internet até o dia 30 de abril

26/02/2021 às 14h20
Por: Fonte: R7
Compartilhe:
Trabalho e a parceria entre professores e alunos será valorizado na Olimpíada de Português - (Foto: Divulgação)
Trabalho e a parceria entre professores e alunos será valorizado na Olimpíada de Português - (Foto: Divulgação)

O Itaú Social abriu as inscrições para a sétima edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. Professores e professoras das redes públicas estaduais, municipais e federais podem se inscrever até o dia 30 de abril.

A Olimpíada traz um novo formato neste ano e vai valorizar a prática e o trabalho dos professores no reconhecimento de produções realizadas pelos alunos de maneira coletiva. 

Realizada em parceria com o MEC (Ministério da Educação) e sob a coordenação técnica do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), a Olimpíada busca contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e escrita nas escolas públicas, por meio de ações de mobilização para a formação continuada.

A partir da metodologia do programa Escrevendo o Futuro, são realizadas oficinas de produção de texto com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. O tema do concurso é “O lugar onde vivo”, um estímulo à reflexão sobre as realidades locais.

A proposta deste ano consiste em acompanhar e reconhecer os relatos de prática, com os registros dos processos de ensino-aprendizagem vivenciados pelos professores e estudantes durante o trabalho de produção de um dos gêneros propostos: poema (5º ano), memórias literárias (6º e 7º), crônica (8º e 9º), documentário (1ª e 2ª séries do Ensino Médio) e artigo de opinião (3ª série do Ensino Médio).

Os relatos de prática devem conter as estratégias, soluções, alternativas e inovações encontradas pelos professores para executarem as atividades em meio à pandemia com suas turmas garantindo assim a continuidade do processo de aprendizagem com os alunos. Para acompanhar o relato, é incentivada a multiplicidade de formatos de mídia que exemplificam essa relação professor-aluno, como: fotografias, vídeos, áudios e produções textuais desenvolvidas pelos estudantes e os resultados obtidos.

Desde a última edição, o programa homenageia autores da literatura brasileira. Neste ano, a homenageada é a escritora e poetisa Geni Guimarães, cuja obra viabiliza o debate em torno da literatura negra. Entre suas principais obras estão Leite do peito, Balé das emoções e A cor da ternura.

Para que os professores e seus alunos participem da Olimpíada, é necessário que a secretaria de educação à qual sua escola é vinculada – municipal ou estadual – faça a adesão por meio do Portal Escrevendo o Futuro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 08h06 - Fonte: ClimaTempo
19°
Parcialmente nublado

Mín. 16° Máx. 26°

Sex 29°C 16°C
Sáb 30°C 16°C
Dom 32°C 18°C
Seg 22°C 18°C
Ter 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias