Sexta, 26 de Abril de 2024
23°

Parcialmente nublado

Nova Cantu, PR

Pet Animais

Programa estadual esteriliza 166 animais domésticos de Capanema

Castração é gratuita e auxilia prefeituras e sociedade na redução da população de rua e problemas decorrentes. Iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, programa também tem forte impacto na saúde de cães e gatos.

31/01/2021 às 11h23
Por:
Compartilhe:
Programa estadual esteriliza 166 animais domésticos de Capanema

O Programa Estadual Permanente de Esterilização de Cães e Gatos está em Capanema com a castração de 166 cães e gatos. A esterilização gratuita auxilia prefeituras e sociedade na redução da população de rua e problemas decorrentes.

A castração dos 166 pets do município começou sexta-feira (29) e segue até segunda-feira (01.02).

O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos é desenvolvido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, por meio do Instituto Água e Terra.

Esse primeiro ciclo encerra no mês de março, beneficiando 45 municípios.  Capanema é a 36ª cidade que recebe o programa, que já esterilizou mais de 11 mil animais, desde 2019. Uma nova licitação está prevista para 2021 e vai se estender para mais 69 municípios.

O objetivo do governo estadual é auxiliar prefeitos na contenção do aumento populacional de animais domésticos, nas ruas de cidades do Interior do Paraná, e oferecer oportunidade para que a população de baixa renda esterilize seus cães e gatos, gratuitamente. A castração evita as ninhadas indesejáveis, mais suscetíveis ao abandono, e a proliferação de zoonoses. Com o Programa, a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo promove a integração da saúde humana e do animal ao meio ambiente, conhecido como Sistema de Saúde Única.

 “Trata-se da efetivação de políticas públicas de resultados imediatos”, disse o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes. “Um serviço colocado à disposição da população que desonera as administrações municipais com uma demanda de saúde pública e, também, os tutores desses animais que, sem o apoio do Estado, não teriam como arcar com a castração que custa em torno de R$500”.

O programa pioneiro no Brasil tem sido elogiado por chefes dos executivos municipais e pela população. Em Capanema, o prefeito Américo Bellé ressaltou a importância da castração gratuita e o suporte dado para os donos dos pets. “O Programa não chega apenas com o procedimento cirúrgico. As famílias recebem a medicação para o pós-operatório, sem nenhum custo, e toda a orientação de como proceder com vacinação e demais cuidados para ter um animal saudável em casa”, disse o prefeito reiterando a oportunidade oferecida.

Carina Astrizzi, moradora de Capanema, levou uma fêmea para ser castrada. “Eu não teria condições para esteriliza-la. Normalmente, uso outros meios anticonceptivos que nem sempre são adequados. Judiam dela. O Governo do Estado está fazendo um trabalho maravilhoso”, disse ela.

CAPANEMA – O atendimento em Capanema está sendo realizado na Avenida Geraldo Fulber, 614 – Santa Cruz. Girlene Jacob, servidora do IAT que é médica veterinária e acompanha a ação em todos os municípios, enfatiza a necessidade de os animais estarem em jejum e em bom estado clínico.

“Antes da cirurgia, os pets passam por uma avaliação clínica. É fundamental que os tutores não omitam informações para a segurança do animal”, esclarece. “Se não estiverem bem de saúde e em jejum, não poderão ser castrados”. Presença de diarreia ou qualquer outra manifestação patológica é impeditivo para a realização da cirurgia.

Cães adultos deverão estar em jejum de 8 horas – de água e comida – e os filhotes de 4 horas. Para os gatos o jejum é de 6 horas, apenas para alimentos. Neste caso (para os gatinhos), é permitido dar água. Os animais deverão, ainda, estar limpos e alojados em locais confortáveis e ventilados.

O Chefe do Escritório Regional do IAT, Dirceu Abatti, falou sobre a parceria entre Estado e municípios para o sucesso do Programa. “É uma iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, que conta com a parceria das prefeituras. Importante ressaltar as emendas parlamentares, parte dos R$ 2,4 milhões injetados nesse programa”, concluiu.

ATENUAM PROBLEMAS PARA A SOCIEDADE - O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos é uma politica pública com um leque diversificado de benefícios. Ao diminuir o número dessa população nas ruas – impedindo novas ninhadas – também reduz os problemas causados pelo quadro registrado em todas as regiões. Haverá menos rompimentos de sacos de lixo, menor risco de acidentes de trânsito causados por atropelamentos e a transmissão de zoonoses à população e entre os animais.

Para o cidadão, registra-se as vantagens de não haver crias não desejadas, mordidas, brigas, fugas, uivos noturnos, cheiro forte de urina e problemas com vizinhos. Os animais ficam mais saudáveis, com maior expectativa de vida, além de serem mais vigilantes e companheiros.

A esterilização ainda traz outras vantagens. Entre os machos, a diminuição da demarcação de território dentro do ambiente residencial (urinar em todos os cantos), fugas atrás de fêmeas no cio, latidos ou miados excessivos e evita o câncer de testículo, próstata e doenças venéreas.

Nas fêmeas elimina os cios a cada seis meses e a consequente atração de machos para dentro do quintal, com uivos e miados; previne câncer de mama e de ovário, infecções uterinas, gestação psicológicas, morte no parto e pós-parto e enfraquecimento dos ossos. Além disso, o animal castrado tem melhor qualidade de vida.

Estima-se que um casal de animais pode gerar sucessivas ninhadas num período de dez anos. Com duas crias por ano – dois a oito filhotes cada – em cinco anos nascerão 12.680 animais. Em uma década, esse casal terá colocado cerca de 80 mil animais no ambiente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 18h04 - Fonte: ClimaTempo
23°
Parcialmente nublado

Mín. 17° Máx. 28°

Sáb 30°C 19°C
Dom 31°C 19°C
Seg 30°C 20°C
Ter 30°C 19°C
Qua 31°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias