Sexta, 26 de Abril de 2024
19°

Parcialmente nublado

Nova Cantu, PR

Tecnologia Robô

Robô supereficiente inspirado em águas-vivas pode se tornar um restaurador de recifes de coral

Um robô inspirado na forma e nos delicados movimentos subaquáticos de uma água-viva, permitindo-lhe explorar com segurança recifes de coral ameaçados, foi revelado por cientistas britânicos na quarta-feira.

26/01/2021 às 18h37
Por:
Compartilhe:
Robô supereficiente inspirado em águas-vivas pode se tornar um restaurador de recifes de coral

De acordo com pesquisas realizadas por equipes das universidades de Southampton e Edimburgo e publicadas na revista Science Robotics, o pequeno robô imita “o nadador mais eficiente da natureza – a água-viva Aurelia aurita“, mais comumente chamada de medusa-da-lua. Os especialistas decidiram explorar os aspectos de organismos como lulas, águas-vivas e polvos para uma nova ferramenta na exploração subaquática, disse Francesco Giorgio-Serchi, da Universidade de Edimburgo.

“Eles são únicos no sentido de que sua falta de estrutura esquelética de suporte não os impede de fazer proezas notáveis ​​na natação”, disse ele.

O robô, que constitui de uma cabeça de borracha e oito tentáculos, foi criado por uma impressora 3D e usa pequenos mas poderosos jatos de água para se propelir com base em um sistema de ressonância.

O robô é o “primeiro submersível a demonstrar os benefícios do uso da ressonância”, disseram os pesquisadores.

Seu sistema de autopropulsão se concentra em um pistão que atinge a junção da cabeça e os tentáculos.

Quando o pistão atinge a frequência ideal – aquela que dispara a ressonância natural dos componentes – o robô é capaz de gerar grandes jatos de água com pouquíssima energia.

Por causa dessa tecnologia, a água-viva robô pode se propelir de uma forma que é “dez a 50 vezes mais eficiente do que os pequenos veículos subaquáticos típicos movidos a hélices”.

“Esta maior eficiência, combinada com os benefícios adicionais do exterior leve e flexível do robô, o tornaria ideal para operar perto de ambientes sensíveis, como recifes de coral, sítios arqueológicos ou mesmo em águas lotadas de nadadores”, disse o comunicado.

Por causa dessas qualidades, o robô pode substituir mergulhadores em tarefas muito delicadas para veículos subaquáticos, como a aplicação de substâncias restauradoras em corais danificados.

Embora a nova tecnologia tenha sido testada em tanques, ela ainda não foi usada em condições reais no oceano.

A Universidade de Southampton quer usar o conceito para montar “um veículo subaquático totalmente manobrável e autônomo, capaz de detectar e navegar em seu ambiente”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 00h07 - Fonte: ClimaTempo
19°
Parcialmente nublado

Mín. 17° Máx. 28°

Sáb 30°C 19°C
Dom 31°C 19°C
Seg 30°C 20°C
Ter 30°C 19°C
Qua 31°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias