Quarta, 24 de Abril de 2024
23°

Tempo nublado

Nova Cantu, PR

Tecnologia Tecnologia

Aposta em salas tecnológicas antes da pandemia facilitou a retomada da Avenues: The World School

A Seal Telecom, em parceria com a Shure, foi responsável pelo desenvolvimento de um projeto que envolveu sistemas de videoconferência e áudio e vídeo, que vem facilitando a interação entre alunos e professores

26/01/2021 às 18h18
Por:
Compartilhe:
Aposta em salas tecnológicas antes da pandemia facilitou a retomada da Avenues: The World School

A Avenues: The World School, escola referência mundial em educação, chegou no Brasil em 2018 e, desde então, vem apostando na tecnologia para manter o aluno como protagonista, em todas as atividades. Antes da pandemia do novo coronavírus, a escola já vinha num processo de modernização de sua estrutura, a fim de entregar um ensino mais dinâmico e a Seal Telecom, multinacional integradora de soluções, em parceria com a Shure, empresa líder em fabricação de equipamentos de áudio, integrou diversos sistemas de videoconferência e soluções de áudio e vídeo de última geração no campus de São Paulo, que deixou a instituição preparada para os desafios do ensino híbrido. 

Fundada em 2012, nos Estados Unidos, a Avenues tem câmpus em Nova Iorque (EUA), Shenzhen (China) e São Paulo, e conta, também, com um câmpus online, atendendo a alunos entre o 6ª e o 12ª grade (nomenclatura utilizada em escolas internacionais). Na capital paulista, a escola tem cerca de 1,2 mil alunos, nos níveis fundamental e médio, de famílias brasileiras, além de originárias dos EUA, Japão, Coreia do Sul, Reino Unido, Chile, Holanda, Suíça, entre outros países. 

O inglês é o idioma comum, dentro e fora da sala de aula e, desde sempre, incentiva o contato dos alunos entre os câmpus ao redor do mundo. A variedade de culturas e backgrounds fez com que a instituição se preocupasse ainda mais com a inteligibilidade na comunicação e, por isso, antes mesmo da pandemia, contratou a Seal Telecom para que, em parceria com a Shure, desenvolvessem um sistema que garantisse uma comunicação sem falhas e ruídos entre os professores e os alunos. Agora, com o retorno gradual das aulas presenciais, essas tecnologias estão sendo utilizadas para a implantação de um ensino híbrido.  

“Acreditamos na tecnologia como proposta para potencializar o envolvimento direto dos alunos entre si e nos projetos. Por conta da nossa parceria com Seal telecom e Shure, conseguimos nos preparar para as mudanças antes mesmo delas serem uma necessidade”, explica Lia Muschellack, diretora de tecnologia da instituição. 

A sala de reunião principal, de aproximadamente 300m², conta com um sistema de microfones integrados a videoconferência, que facilita as reuniões com professores das outras localidades, além disso na sala foi instalada uma câmera PTZ que aponta diretamente para a pessoa que está falando. Na sala multiuso de 370m², espaço para atividades interativas entre os alunos, também foi instalado o mesmo sistema.

Já o auditório, conta com sistema de áudio comparável aos de teatros profissionais. Nesse espaço, ocorrem atividades em que os alunos aprendem a se apresentar em público e a lidar com tecnologias de audiovisual, preparando-os para um contexto onde videoconferências e interações a distância farão, cada vez mais, parte do cotidiano. “Nos projetos acadêmicos, cada aluno assume um papel e todos trabalham de forma colaborativa, para chegar ao resultado esperado. Em alguns casos, por exemplo, um grupo de alunos assume a gestão dos equipamentos para as apresentações audiovisuais", conta Lia. 

“A tecnologia ajuda aproximar os alunos e engajá-los. As aulas tornam-se mais interativas e, consequentemente, o desenvolvimento das habilidades é mais significativo. A Seal Telecom é especializada na construção de ambientes interativos e automatizados. Usamos grande parte desse know-how para ajudar a Avenues a atingir seus objetivos”, comenta Fátima Silano, Diretora de Building Information da Seal Telecom.

Para completar a estrutura tecnológica, também foram inseridos sistemas de videoconferência com microfones de mesa em 11 salas de reunião. No total, foram instalados 80 projetores em salas de aula, e 12 delas receberam o sistema de videoconferência. Além disso, 36 monitores foram espalhados pelo prédio para divulgação de comunicados da Avenues. Um videowall foi instalado na recepção e, na área do refeitório, um sistema de automação controla soluções de áudio e vídeo.

Especialista em desenvolvimento de mercado da Shure, Fernanda Gereto, que tem acompanhado as instituições de ensino, ressalta que “o formato híbrido ou misto já tem sido discutido há alguns anos, porém sempre com muita resistência em sua implementação. Com a pandemia, tivemos que quebrar muitas barreiras como investimentos em softwares e hardwares, infraestrutura, gerenciamento, resistência de alunos e professores, preparação de dinâmicas e conteúdo e, principalmente, a aceitação do novo normal. Hoje já somos capazes de visualizar o quão promissor pode ser esse formato quando investimos em ferramentas adequadas e a Shure sempre se empenhou para garantir uma alta performance na captação do áudio” diz Fernanda.

“Esse formato permite acessibilidade em muitos aspectos e, também, aos alunos, a troca de experiências com grupos de outros países, de forma mais colaborativa, como é o caso da própria Avenues.” finaliza a especialista.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 12h14 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 28°

Qui 28°C 18°C
Sex 29°C 18°C
Sáb 29°C 19°C
Dom 28°C 18°C
Seg 30°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias