Terça, 23 de Abril de 2024
28°

Chuvas esparsas

Nova Cantu, PR

Economia Ganhar mais

Como ganhar dez vezes mais do que você ganha hoje

Como ganhar dez vezes mais do que você ganha hoje

25/01/2021 às 19h04
Por:
Compartilhe:
Como ganhar dez vezes mais do que você ganha hoje

O início do ano é o momento em que mais se ouve falar sobre metas. Para muitos é a possibilidade de um recomeço, para outros é mais uma chatice que se repete todo ano. Para você que ainda não está convencido do valor das metas, esse artigo será determinante na sua mudança de percepção para aumentar seus rendimentos começando já em 2021.

Uma pesquisa realizada em Harvard identificou que apenas 3% dos formandos saíram da faculdade com uma meta específica, escrita e com um plano de ação para atingi-la. Até aqui não é novidade para ninguém, afinal não aprendemos isso na escola mesmo. O que chamou a atenção foram os resultados alcançados por eles dez anos depois. Esses mesmos 3 % ganhavam dez vezes mais do que os outros 97% juntos.

Então por que ainda somos tão resistentes para criar metas? O fato é que muitos não têm um objetivo bem definido, muito menos sabem como conquistá-lo. É exatamente isso que você aprenderá aqui. A metodologia ESPERTA, baseada na evolução do método SMART, mas como nome em português que facilita a memorização.

1 – ESPECÍFICA E POSITIVA

Para a maioria de nós é mais fácil saber o que não quereremos do que o que realmente desejamos. É comum pensarmos que não queremos algo, como um emprego, por exemplo. E aqueles que sabem o que desejam, às vezes, são bem genéricos: quero um emprego melhor. Fique sabendo que repetir essas frases negativas e abrangentes não ajudam você a chegar a lugar nenhum.

Para transformar esses pensamentos em positivos e específicos, precisamos nos questionar: se eu não quero isso, o que eu quero no lugar disso? Agora sim! Temos uma meta: quero encontrar um trabalho no qual ganhe dez vezes mais. Essas são metas específicas e positivas que vão mudar bastante a forma como você vai conduzir os próximos passos.

2 - SISTÊMICA

Vamos pensar no quanto essa meta é sistêmica, ou seja, o quanto impacta outras áreas da vida. Pegando um exemplo de alguém que seja casado, tenha filhos, empresário, vida social, lazer, relacionamentos e cuidados com o corpo e a mente, como essa meta pode impactar negativamente?  

Aqui é a chave onde muitos pecam. Acreditar que ganhar 10 vezes mais só tem ganhos. As perdas sempre vão existir. Talvez menos tempo com os filhos ou para atividades físicas, aumentando o peso. O que precisa ficar claro é como esses impactos podem ser minimizados. Um exemplo real seria: ter tempo de qualidade com os filhos sem distrações no celular ou na TV. Realmente estar presente nos momentos disponíveis.

3 – PRAZO

Objetivos sem prazo são apenas desejos! Apenas desejar não vai aumentar sua conta bancária no final do mês. Se você ganhar dez vezes mais quando tiver com 70 anos de idade está bom?  Talvez não tenha a mesma disposição de hoje para usufruir de tudo que conquistou.

Toda meta precisa de prazo para aumentar o senso de responsabilidade e de urgência. Defina o prazo: quero ganhar dez vezes mais em dois anos.

4 - EVIDÊNCIA

Estabeleça um marco para saber se está no caminho certo. O seu ponto de partida é saber o quanto ganha hoje e medir de tempos em tempos o quanto está evoluindo nos resultados. Quando falamos de números fica fácil encontrar as evidências. Basta olhar no extrato bancário.

Quando falamos de comportamento é mais subjetivo. Imagine uma situação em que precise ocupar um cargo de liderança ou se tornar um empresário para ganhar mais. Provavelmente terá que desenvolver alguns comportamentos específicos como persuadir as pessoas e dar feedbacks assertivos. Como encontrar as evidências nessa situação? Bom, se toda vez que você dá um feedback as pessoas se sentem ofendidas ou desanimadas o seu marco será: quando eu aprender a pontuar e motivar as pessoas. Comece a monitorar. De 10 feedbacks quantos foram assertivos? Treine até melhorar.

5 – RECURSO

O recurso pode ser tempo, dinheiro, equipamento, tecnologia, conhecimento, etc. Faça uma lista de tudo que vai precisar.

6 – TAMANHO

Definir o tamanho do objetivo. Se for muito grande começamos a colocar muitos empecilhos. Dessa forma, precisamos dividir em pequenas metas para dar um passo de cada vez para encaixar na rotina com mais facilidade.

O tamanho do objetivo também esbarra no senso de merecimento. Isso significa que você precisa jogar uma mensagem subliminar no seu cérebro para que ele ajude você a torná-lo mais fácil. Se você precisa encontrar um trabalho para ganhar dez vezes mais em dois anos e pensa que é impossível, logo o cérebro gera um bloqueio criativo para levantar alternativas possíveis. Utilize frases como: se alguém já conseguiu, eu também consigo. Se ninguém nunca conseguiu, eu serei o primeiro.

7 – ALTERNATIVAS

Para conquistar algo que deseja sempre existirão possibilidades que você ainda não tentou. Muitas pessoas esbarram no financeiro para justificar o fracasso. Não caia nessa armadilha! Seu desejo de vencer precisa ser sempre maior que sua melhor desculpa.

Faça um planejamento para te guiar, mas tenha em mente a flexibilidade para que ele não te engesse. Muitas empresas quebraram na pandemia por não se adaptar às mudanças com agilidade.

Por fim, olhar para seu objetivo de forma positiva exige preparo e condicionamento. Se hoje está difícil atingir essa meta, comece a exercitar. Gosto sempre de repetir que a sabedoria é o conhecimento transformado em ação. Portanto, de nada vai adiantar ler esse texto se você não se colocar em movimento para atingir seus objetivos. Seja uma pessoa “ESPERTA”.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 14h21 - Fonte: ClimaTempo
28°
Chuvas esparsas

Mín. 17° Máx. 28°

Qua 28°C 17°C
Qui 28°C 18°C
Sex 29°C 18°C
Sáb 30°C 18°C
Dom 30°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias