O Governo do Paraná estuda uma parceria com a Bolívia para compra de gás natural . Nesta quarta-feira (30), o vice-governador Darci Piana recebeu o embaixador da Bolívia, Jaime Aparicio, para entendimento entre o Estado e a YPFB, empresa estatal boliviana dedicada à exploração, destilação e venda de petróleo e gás natural, para estudar a possibilidade de compra de gás boliviano com valor mais baixo para expandir o mercado.
Além da compra de gás natural, também foi discutida com representantes da empresa pública Portos do Paraná o estabelecimento de um depósito franco no Porto de Paranaguá.
De acordo com o presidente da Compagás (Companhia Paranaense de Gás), Rafael Lamastra, um acordo bilateral começa a ser estudado entre Paraná e Bolívia para a compra de gás boliviano. O entrave para ampliação da nossa demanda ainda é o preço do gás natural no Brasil`, disse.
Novas reuniões entre o Paraná e o embaixador boliviano para tratar do acordo bilateral devem acontecer no fim de outubro, depois das eleições para presidente na Bolivia.