O primeiro carro a parar em frente ao Palácio Iguaçu, na manhã deste sábado (26), foi do vendedor Renato Saito. Ele saiu do bairro Pinheirinho com a mulher e a filha para participar da campanha solidária Paraná Piá, de arrecadação de brinquedos para crianças internadas em hospitais pelo SUS. O drive-thru começou às 9h30 e só parou ao meio-dia.
Esta foi a terceira semana para as doações e conseguiu superar a quantidade arrecadada nas duas primeiras. A iniciativa é da Superintendência Geral de Ação Solidária (SGAS) junto à primeira-dama do Estado e presidente do Conselho de Ação Solidária, Luciana Saito Massa.
“Atribuo o sucesso dessa ação à união das pessoas para levar amor, carinho e muita esperança. A pandemia nos provou que sozinhos não somos nada”, afirmou Luciana. Os números totais ainda não serão divulgados, mas só esta semana foram mais de 3 mil brinquedos.
PADRINHO - Para cada semana, um órgão do Estado foi escolhido para apadrinhar a campanha, estimulando as doações e divulgando a ação. Na entrega, o padrinho da semana foi o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, que participou, emocionado, recepcionando os cidadãos e servidores que foram levar os brinquedos.
“É gratificante perceber que unidos conseguimos sucesso tão grande. Só quero agradecer a todos os amigos e familiares que ajudaram nesta campanha, para a levar a essas crianças e aos pais e mães que as acompanham um momento de alegria e de alento”, comentou Siqueira.
UNIÃO - Participaram deste drive-thru, servidores da Governadoria, da Controladoria-Geral do Estado (CGE), do Detran, da Celepar e 300 integrantes de cerca de 10 motoclubes de Curitiba e região, além da população em geral. Apesar da quantidade de pessoas, as medidas de segurança foram adotadas, e os participantes tinham disponível máscaras e álcool em gel.
A ação, que teve participação especial do boneco do Detran, empolgou os servidores. Alguns enfeitaram seus carros, motos e bicicletas, como os servidores da CGE que levaram alegria com balões coloridos. A Celepar fechou o evento com personagens infantis.
ESCOLHA – Luciana Massa explicou que a opção por atender meninas e meninos até 12 anos em hospitais foi feita pelo momento atípico em que vivemos e que impactou muito as crianças.
“Penso como deve estar a cabeça dessas mães e dessas crianças que, além da mudança abrupta de rotina, precisam se submeter a tratamento médico, com todas as medidas preventivas. Essa situação gera muita ansiedade e insegurança”, declarou Luciana.
O padrinho Raul Siqueira lembrou que a campanha encerra na próxima sexta-feira (02), com outro drive-tru para recepção das doações. A ação tem como parceiros a Defesa Civil, responsável pela logística de recolhimento e entrega das doações, e secretarias e órgãos estaduais.
CONTINUA - A Defesa Civil, com apoio de voluntários, está dando a estrutura logística para a Superintendência de Ação Solidária. De acordo com o tenente-coronel Fernando Schunig, coordenador estadual da Defesa Civil, a partir de 12 de outubro os brinquedos chegarão às crianças nos hospitais.
As doações podem ser feitas até o dia 4 de outubro, nas coordenadorias estaduais da Defesa Civil distribuídas pelo Paraná. Pela manhã, das 8h as 11h30 e pela tarde, das 13h30 as 17h30. Os servidores públicos estaduais ainda têm a opção de fazer a doação diretamente nos órgãos em que estão lotados.