Se você tem pouco espaço e busca um animalzinho para ser seu companheiro: fique longe dos hamsters! Apesar de pequenos esses roedores são muito inquietos, sujos e traiçoeiros. Conversamos com o biólogo Luiz Roberto Lisboa, responsável pelo setor de roedores da Cobasi e listamos algumas evidências de que você deve ficar longe desses animais nada fofinhos.
Aviso: essa lista contém altos níveis de ironia!
Hamsters são noturnos e tem muita energia, então passam quase o dia inteiro fazendo barulho e bagunçando a gaiola. Se você busca silêncio e paz, fique longe desses bichinhos.
Hamsters têm uma dieta extremamente restrita, gostam de poucos vegetais e frutas, o melhor é alimentá-los só com ração mesmo.
Esses pequenos roedores, além de feios, são também anti higiênicos e nojentos. Fazem questão de viver em ambientes sujos e não ficarão nem um pouco feliz quando você limpar a gaiola. Cuidado!
Na vida dos hamsters as coisas são claras: bagunça, sim, exercícios, não. Quando você quiser incentivá-lo a fazer uma atividade que exija mais energia dele, como correr em rodinhas, passar por canos ou labirintos, esqueça. Eles não ligam para esse tipo de coisa.
Uma das melhores partes de ter um animal é o amor e o carinho que podem ser trocados. Menos no caso de hamsters. Esses são extremamente ariscos e violentos, não gostam de outros animais e provavelmente sempre que você tentar pegá-lo no colo ou dar carinho, receberá uma bela mordida.
Já pensou ter um pequeno hamster educado e que sabe fazer truques? É um sonho distante. Infelizmente eles não têm grande capacidade cognitiva e são pouco inteligentes, sendo assim quase impossível ensiná-los truques ou adestrá-los.