Animais de estimação estão presentes na maioria dos lares brasileiros. Para seus tutores é como se eles dossem membros da família, já que são capazes de dar amor, carinho e muita diversão. Porém, eles também exigem que os tutores se atentem a seus comportamentos e eles podem mudar de acordo com o signo de cada pet .
Isso mesmo. Assim como nós, os pets também podem ser compreendidos por meio da astrologia. A equipe do Astrocentro e o comportamentalista animal Wagner Brandão contam a seguir as características de cada signo dos bichinhos e como podemos lidar com cada um deles. Confira.
Os pets de Áries são muito enérgicos, gostam de brincar, pular e correr livremente. Quando sentem que estão em perigo, os pets arianos rapidamente se comportam de forma agressiva, com intuito de se defender. Porém, por mais que tenham fama de brigão, a única coisa que querem é trazer proteção a aqueles que amam. Vale lembrar também que Áries é um signo bem rebelde, então pode-se dizer que é um pouco mais difícil adestrar os pets deste signo.
Para lidar com os pets arianos o comportamentalista animal, Wagner Brandão, sugere que os tutores os mantenham sempre ativos e invistam em enriquecimento ambiental, brincadeiras caminhadas. Se possível, colocá-los para praticar o esporte canino "agility", em creches e espaços especializados.
Os pets do signo de Touro são bem preguiçosos. São aqueles que só querem levantar para comer e depois encontrar uma sombrinha para relaxar. São bem fofinhos, adoram um carinho, mas não gostam muito de brincadeiras e nem exercícios. O pet taurino demora um pouco mais para se apegar aos seus donos. Isso porque ele ainda precisa analisar se é seguro aquele ambiente. Só que depois que sente que aquele é seu lar, ele se entrega com muito amor.
Para lidar com os pets taurinos o comportamentalista animal reforça que os tutores precisarão ter bastante paciência até que eles se acostumem com a rotina da família. São pets que vão pedir muito carinho, mas é preciso ter cuidado para não excederem e tornar ele mimado. Atividades físicas são sempre importantes para os animais, mas não forcem uma caminhada mais longa, pois eles são preguiçosos e mais tranquilos.
Brincalhões, inquietos e instáveis, assim são os pets do signo de Gêmeos. Eles são os primeiros a se animar quando são chamados para brincar (mas precisa ser algo rápido porque eles costumam enjoar fácil também). É fácil adestrá-lo, pois o pet geminiano sempre quer aprender mais. Deve-se tomar cuidado com sua curiosidade, pois ela pode fazer com que ele sempre tente dar uma escapadinha para explorar o mundo.
Como os pets geminianos são bem curiosos, Wagner Brandão pede atenção redobrada dos tutores quando eles estiverem sozinhos. O ambiente precisa ser seguro para que eles não consigam pular nenhum muro ou passar pelos portões, além de nunca deixar objetos pelo chão, já que eles vão adorar desbravar o seu chinelo e as tomadas.
Câncer (21 de junho até 21 de julho)
Os pets deste signo são muito sensitivos e sensíveis. Eles gostam muito de carinho, afeto. Eles são do tipo que pulam em cima das visitas para ganhar um chamego. Porém, ele não gosta de dividir seu espaço e muito menos sua comida. É um pet que vai dar importância para a harmonia do lar e por isso não é muito bagunceiro. Mas lembre-se: esse pet é guiado por afeto, se der gritos para exigir obediência ele ficará bem sentido.
Gritos e movimentos bruscos irão assustar os pets cancerianos, por isso o comportamentalista animal pede cuidado e atenção com a maneira de lidar com ele. Ser sempre delicado poderá fazer com que eles se tornem a liderança da sua casa e passem a fazer o que bem entenderem. A dica é manter sempre o equilíbrio e impor limites. Também se recomenda nunca mudar o local deles dormirem e comerem, pois eles são bem sistemáticos.
Os animais regidos por Leão costumam chamar bastante atenção. São charmosos e exuberantes, mas também bem ciumentos. Gostam de ser o centro das atenções da casa, podem ser um pouquinho folgados, daqueles que sobem na sua cama e deitam no seu rosto. São extremamente leais e obedientes.
Se você quer ter um pet para participar de concursos e exposições, invista no leonino, eles são ótimos para isso. Mas não esqueça de adestrá-lo desde pequeno, já que gostam de ser os donos do pedaço, adverte Brandão.
O pet virginiano costuma ser calmo, organizado e bem reservado. Muitas pessoas confundem esse jeitinho mais quieto com frieza, mas na verdade é que eles não são de demonstrar afeto com carinho, mas sim com lealdade. Para pessoas que trabalham muito, podem confiar que eles cuidarão do seu lar.
Os pets virginianos são leais aos seus tutores e precisam se sentir úteis. Fazer exercícios diariamente, para se manterem em forma e treinarem seus faros, ajudará nesse ponto. O comportamentalista animal também orienta que o tutor sempre fale antes de se aproximar deles, para reconhecerem que é você.
Carinhosos, apegados e graciosos são os pets de libra. Eles são daqueles que não tem só um dono, pois se dão bem com todos e apreciam a atenção deles. Esse signo gosta de bens materiais, por isso um brinquedinho para esse pet é tudo o que ele quer. Use isso a seu favor para estimulá-lo a brincar muito e não deixar a preguiça tomar conta.
Para os pets librianos, a dica do comportamentalista animal Wagner Brandão é mantê-los sempre em uma atividade, para que o tédio não se instale. Passear diariamente e levar eles para uma creche é uma ótima opção, já que são cães bastante sociáveis, praticar o esporte agility juntamente com os seus donos é uma ótima opção de lazer, assim como jogar freesby que é uma boa interação em grupo.
O nativo do signo de Escorpião possui uma personalidade muito forte e isso não é diferente no pet. Os animais desse signo precisam de um ambiente mais calmo e tranquilo para que consiga manter esse mesmo comportamento, porém se viver em um lar com brigas, gritos, pode ser que fique muito estressado e violento. Todas as atitudes desse animal serão pautadas no ambiente em que vive.
Por isso, a dica do comportamentalista animal para lidar com os pets escorpianos é criá-los em ambientes calmos, de preferência em casas de campo aberto, com poucas crianças e longe de pessoas que tem o costume de falar alto. Para acalmá-los invista em música clássica.
Os pets de Sagitário gostam de liberdade. Para ter um animalzinho sob a regência desse signo, é preciso ter disposição. Eles amam passear e brincar o tempo todo, senão o acúmulo de energia pode destruir sua casa. São pets que se dão muito bem com crianças, pois são muito brincalhões e amam a animação. Mas cuidado! Às vezes eles vão precisar de um tempo só dele e é preciso deixá-lo viver isso.
A indicação do comportamentalista para os lares com pets sagitarianos é que os tutores determinem regras e sigam uma rotina. Na hora de brincar e passear, Brandão aconselha que haja momentos de descanso. Permitir que eles relaxem é muito importante e gratificante para os mesmos.
O signo de Capricórnio possui uma característica muito difícil de lidar: a teimosia. Na vida dos pets isso acaba se tornando complicado, pois é muito difícil adestrá-los. Em compensação, o pet capricorniano é um dos mais brincalhões de todos. Eles são bem-humorados, leais e querem sempre estar nessa interação com o dono. Apesar de ser chatinho para obedecer, é uma delícia ter um deles em casa.
Wagner Brandão sugere que os tutores do pet capricorniano tenham muita noção sobre seu comportamento, para saber como lidar com a sua teimosia. Desta forma conseguirão criar uma relação harmônica e sem muito estresse. Procurar um profissional que trabalhe apenas com reforço positivo ajudará muito.
Os pets de Aquário prezam por liberdade. Não são animais que escolhem um dono único. Eles costumam fazer o que querem, quando querem e não gostam de receber ordens. Mas isso não é por conta de teimosia não, é porque eles são muito brincalhões, cheios de energia e querem atenção de todos o tempo todo.
Treinamento comportamental desde filhote é recomendado para os pets aquarianos, pois a partir do momento que os mesmos acharem que eles estão no comando, os tutores perderão o controle da situação e será necessário muita energia para tomar as rédeas.
O pet pisciano é muito sensível. Ele pode mudar de humor de acordo com a energia do dono e do ambiente. Por isso é necessário muito cuidado com o ânimo do lar para não deixar o animalzinho doente. Fora isso, ele é muito carinhoso, fofo, gosta de brincar e é bem animado.
Locais mais afastados dos grandes centros, onde não há barulhos diversos é ideal para um pet sob o signo de peixes. Tutores que gritam ou que gesticulam de forma brusca irá gerar um estresse muito alto, deixando-os assustados e inseguros ou até mesmo depressivos.
Nem sempre os tutores tem conhecimento sobre a data exata do nascimento do seu pet, mas independente disso, tanto os astrólogos do Astrocentro quanto o comportamentalista Wagner Brandão concordam: todos eles merecem muito carinho e atenção.