Com foco na retomada do mercado de viagens, empresários paranaenses participam do 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo. A competição é uma iniciativa inédita do Ministério de Turismo em parceria com o Wakalua Innovation Hub e a colaboração da Organização Mundial do Turismo (OMT).
Até o dia 2 de setembro serão selecionadas startups voltadas para a busca de soluções tecnológicas que permitam a retomada do mercado de viagens no pós-pandemia, bem como a superação de desafios gerais do setor a partir da transformação digital.
Em menos de duas semanas de inscrição, o Paraná está entre os estados com maior número de empresas participantes do certame. O presidente da Paraná Turismo, Jacob Mehl, diz que o Desafio dará visibilidade às iniciativas do Estado e fomentará tecnologia para ser aplicada no setor de turismo, um dos mais afetados nessa pandemia.
“O Paraná é um Estado voltado para a tecnologia e inovação. Tudo que vier dessa área nos interessa porque o turismo é carente de inovação, boas ideias e tecnologia”, disse o presidente da Paraná Turismo.
Os dez primeiros colocados estarão na semifinal da terceira edição da competição global de startups promovida pela Organização Mundial de Turismo. Também disputam uma viagem a Madri (Espanha) e participação na Feira Internacional de Turismo de Madri (Fitur 2021), a maior feira de turismo do mundo. A avaliação dos projetos selecionados ficará a cargo de líderes do turismo e da inovação no país.
Os interessados podem se inscrever em duas categorias: “Reativar o Turismo”, que vai selecionar projetos de aplicação imediata, e “Construir o Turismo do Futuro”, voltada às ações de efeito prolongado.
O 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo é realizado totalmente online e as inscrições podem ser feitas no link https://startups.turismo.gov.br/. Mais detalhes sobre o evento final serão anunciados por meio do site startups.tu