Em meio à pandemia de coronavírus, o Hospital Santa Casa de Curitiba encontrou uma maneira criativa de celebrar os 140 anos, comemorados em maio, e ainda levantar recursos para ajudar no combate à doença. A instituição lançou o livro “Santa Casa de Curitiba: Presente para o Futuro”. A obra, em parceria com a Associação Médica do Paraná (AMP), resgata a história e memória da instituição.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta segunda-feira (27) um exemplar do livro durante reunião com dirigentes do complexo médico. Participaram do encontro o diretor-geral corporativo da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, Eduardo Bistratini Otoni, o presidente da Pró-Saúde, entidade co-irmã da Santa Casa e arcebispo emérito de Diamantina (MG), Dom João Bosco Óliver de Faria, e o gerente de relações institucionais do hospital, Marco Sanfelice.
“A Santa Casa tem um papel fundamental na saúde do Estado, especialmente em Curitiba. Não se pode passar em branco uma data tão importante, de comemoração de 140 anos, mesmo em meio à pandemia”, afirmou Ratinho Junior.
Gerente de relações institucionais, Marco Sanfelice explicou que 1.100 exemplares serão doados para escolas e universidades estaduais, além de bibliotecas públicas do Paraná. O livro custa R$ 50 e pode ser adquirido por meio do site http://santacasacuritiba.com.br/museu/.
A obra lembra, entre outros fatos, que o hospital foi protagonista no combate a outras grandes pandemias em Curitiba, como a de cólera, na década de 1850, da febre tifoide, em 1917, e da gripe espanhola, em 1918. Cenário que se repete agora nas ações voltadas para vencer o coronavírus. “A Santa Casa está à disposição da população e sempre na luta para salvar mais vidas”, disse Sanfelice.