As ações da Secretaria de Estado da Saúde e um balanço da visita do ministro interino general Eduardo Pazuello ao Paraná foram apresentadas numa reunião por videoconferência com o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) nesta sexta-feira (24). O Conselho manifestou apoio às ações executadas pelo Governo do Estado no enfrentamento ao coronavírus.
Roberto Issamu Yosida, presidente do CRM manifestou o apoio do Conselho às medidas tomadas pelo Governo do Estado. “Apoiamos as medidas que as autoridades sanitárias do Paraná tomaram com relação à pandemia. O Conselho apoiará esta resolução das cirurgias eletivas e reforçamos a necessidade de envio dos recursos para os hospitais e portas-de-entrada”, afirmou.
O secretário Beto Preto relatou a situação de uma possível falta de medicamentos para pacientes que precisam ser intubados nas UTIs paranaenses. “Fizemos uma compra emergencial de medicamentos, mas estamos passando por uma situação muito delicada, o uso desses sedativos nos últimos tempos subiu 500%, comparado ao que estávamos acostumados”, disse Beto Preto.
Segundo ele, o ministro interino da Saúde garantiu o envio de medicação, equipamentos e habilitação de leitos. “O general Pazuello nos garantiu que devemos receber também um quantitativo de medicamentos para intubação nos próximos dias, comprados pelo Governo Federal em caráter emergencial, para que possamos suprir a demanda atual, enquanto aguardamos um novo envio”.
Beto Preto também informou aos presentes que assinou nesta sexta-feira (24), uma resolução da secretaria para a suspensão imediata de cirurgias eletivas, a fim de diminuir o consumo de medicamentos e realocar estes insumos para o tratamento de Covid-19.
APOIO – Luiz Ernesto Pujol, secretário-geral do CRM, destacou as ações adotadas pelas Secretarias Municipal e Estadual de Saúde. “Espero que as coisas melhorem e deposito em vocês a esperança de que tenhamos dias melhores. Contem com o Conselho, nós temos realizado capacitação e treinamento de profissionais e estamos à disposição no que precisarem”.
PARTICIPAÇÕES – Participaram da reunião, representantes do CRM, a secretária Municipal de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, o assessor especial do gabinete da Sesa, César Neves, e a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Acácia Nasr.