O Dia Internacional de Combate às Drogas, celebrado nesta sexta-feira, 26 de junho, foi tema de evento no Colégio Nacional de Secretários de Segurança (Consesp), no Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília. O secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, participou da solenidade e ressaltou as ações conjuntas com o governo federal.
“Manter o alinhamento que o Paraná tem com o Ministério da Justiça é o primeiro ponto, pois trabalhamos sempre com a mesma diretriz e de forma integrada”, afirmou o secretário. Marinho Soares destacou, ainda, que o Paraná atua incansavelmente no combate ao tráfico e uso de drogas.
Ele citou a Operação Hórus, de combate às drogas e ao contrabando. “Assim como diversas ações realizadas na área de fronteira do Estado, a Operação Hórus tenta neutralizar e impedir que o ilícito, o contrabando e o descaminho, entrem no Paraná”, explicou.
A convite dos coordenadores do evento, o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça;, o presidente do Consesp e secretário da Segurança Pública do Tocantins, Cristiano Barbosa Sampaio, e o secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Luiz Roberto Beggiora, o secretário coronel Marinho também compôs a mesa diretiva.
Cada estado entregou para o secretário Nacional de Políticas sobre Drogas dados estatísticos que vão apontar como pode ser realizado um trabalho ainda mais integrado e qual a contribuição de cada unidade da federação nas ações.
“É um trabalho conjunto, pois quando materiais ilícitos entram no Paraná, podem ser distribuídos e chegar a São Paulo, Rio de Janeiro e outros estados. Combater o tráfico de drogas no Paraná, combate também o tráfico de drogas no Brasil”, ressaltou.
O evento debateu ações de combate ao tráfico e uso de drogas e teve a participação de representantes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas, Secretaria de Operações Integradas e das secretarias estaduais de segurança pública.
“Tudo que a nossa Secretaria puder fazer de ações positivas, emprego de efetivo, planejamento estratégico e ações integradas para impedir que o ilícito adentre no Estado, nós iremos fazer”, disse Marinho.
APREENSÕES - As informações repassadas no evento apontam que no período de janeiro a 24 de junho houve um aumento no Paraná, nas apreensões de maconha (92%), cocaína (176%) e crack (44%) quando comparado ao período de 2010. Também foi possível perceber uma redução no número de apreensões de ecstasy (-22%) e de LSD (-62%).
JUNHO PARANÁ SEM DROGAS - Neste mês o Conselho Estadual de Políticas Públicas (Conesd) está realizando a campanha Junho Paraná sem Drogas, com ações de conscientização, prevenção e tratamento ao uso de substâncias químicas e drogas no Estado.
Devido a pandemia do coronavírus, toda a campanha está sendo realizada de forma virtual, com lives que abordam temas como prevenção e repressão às drogas no Brasil, o uso de narguilé e do cigarro eletrônico, o impacto do consumo de bebidas alcoólicas durante a pandemia, a inteligência policial no combate ao narcotráfico.
Os assuntos são debatidos entre especialistas de políticas sobre droga, com transmissão pelas redes sociais do Conesd e já alcançou e interagiu com milhares de pessoas em todo o Brasil e no exterior.
GOVERNO FEDERAL - O secretário Marinho está em Brasília desde a última quinta-feira (25), quando participou da criação da Galeria de Heróis do Programa Vigia, onde ficarão quadros de homenagens à combatentes mortos. Durante a cerimônia também foi prestada uma homenagem ao soldado do Exército Brasileiro, Daniel Henrique Trarbach Engelmann, morto em combate em maio deste ano em Guaíra, no Paraná.
O evento da quinta-feira contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do Ministro da Justiça e Segurança Pública, André Luiz de Almeida Mendonça. Após a solenidade, o secretário se reuniu com outras autoridades e participou de reuniões com representantes do Governo Federal.