Os desafios da retomada da economia após o novo coronavírus estarão no centro das discussões da nova edição do Programa Diálogo, promovido pela Escola de Liderança do Paraná. Por causa da pandemia da Covid-19, pela primeira vez o evento será on-line e terá como convidado o economista Paulo Rabello de Castro, ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (IBGE) e também do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O Diálogo é voltado para a formação e o aperfeiçoamento de lideranças do Estado. O evento acontece nesta quarta-feira (29), às 9 horas.
Com o tema “Panorama Econômico: Análise Crítica”, a discussão será aberta ao público, no endereço www.tiny.cc/dialogo-online. Rabello de Castro, junto com uma equipe da RC Consultores, tem feito estudos e apresentado propostas que visam minimizar os impactos da recessão que deverá ser causada pela pandemia.
Para debater o assunto proposto, também foram convidados o secretário do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, e o diretor de Operações do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Wilson Bley Lipski.
“Será uma excelente oportunidade para discutir alternativas econômicas para o Paraná durante e após o isolamento social provocado pelo coronavírus”, destaca o secretário estadual do Planejamento, Valdemar Jorge. Ele acrescenta que a transmissão on-line vai permitir a participação de maior número de pessoas, uma vez que as edições anteriores foram realizadas em auditório do Palácio das Araucárias, em Curitiba.
“No debate teremos a oportunidade de falar sobre o momento econômico atual e sobre o aumento da solicitação de crédito no BRDE com o programa Recupera Sul. É importante explicar como nos preparamos para atender com agilidade e compromisso tanto novos pedidos como, também, oferecer um suporte ainda maior àqueles que já são clientes”, disse Bley Lipski, .
A coordenadora da Escola de Liderança, Mira Graçano, explica que estão sendo programados outros eventos que contarão com a participação de economistas, representantes do governo federal e outras personalidades do setor produtivo e de universidades, com o objetivo de contribuir na retomada de atividades econômicas, sociais e educacionais no Paraná.
“Esse é um momento em que não há certezas. Precisamos ouvir a sociedade para buscarmos minimizar os impactos sociais e econômicos que são inevitáveis para todos nós”, diz Mira.