Em duas sessões presenciais e uma virtual, o programa Arte para Maiores (APM) de maio explora a exposição “Nem Todo Viandante Anda Estradas – Da Humanidade como Prática - 36ª Bienal de São Paulo”, que está em cartaz nas Salas 1 e 2. Promovido pelo Museu Oscar Niemeyer, o APM é direcionado ao público com mais de 60 anos. As sessões presenciais serão nos dias 5 e 12 de maio, e a virtual, no dia 19, sempre com início às 14h.
O encontro presencial começa no Espaço de Oficinas, no subsolo do Museu. A partir dali, o grupo inicia uma visita mediada pela exposição. Após a mediação, é realizada uma atividade prática, com finalização por volta das 17h. A visita mediada será conduzida por educadores do MON e abordará aspectos do recorte curatorial proposto pela curadora Anna Roberta Goetz a partir da poética de alguns artistas presentes na mostra.
No dia 19, o encontro virtual ocorrerá das 14h às 15h30, conduzido pelos educadores da Bienal de São Paulo. Para participar de qualquer um dos encontros não é necessário ter conhecimento prévio em arte. As atividades são gratuitas, mas as inscrições devem ser feitas antecipadamente
ARTE PARA MAIORES- O premiado Arte para Maiores, oferecido pelo MON desde 2014, é um programa educativo que proporciona ao público maior de 60 anos a sensibilização para a arte e pela arte. A ação promove encontros presenciais e virtuais, visitas mediadas em sala expositiva, atividades de experiência artística e dinâmicas de integração.
A EXPOSIÇÃO- O programa de mostras itinerantes da 36ª Bienal de São Paulo percorre mais de dez cidades do Brasil e do Exterior em 2026. Em parceria com o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, o Museu Oscar Niemeyer (MON) sedia o programa, consolidando uma parceria que se renova pela terceira vez.
Em Curitiba, o recorte da itinerância tem curadoria de Anna Roberta Goetz, cocuradora da 36ª Bienal, junto ao cocurador adjunto André Pitol, e reúne obras de 18 participantes: Adjani Okpu-Egbe, Alain Padeau, Ana Raylander Mártis dos Anjos, Emeka Ogboh, Ernest Cole, Forensic Architecture/Forensis, Gervane de Paula, Helena Uambembe, Julianknxx, Leiko Ikemura, Mao Ishikawa, Maria Auxiliadora, Ming Smith, Nádia Taquary, Olu Oguibe, Raukura Turei, Ruth Ige e Sertão Negro. O projeto expográfico é de Tiago Guimarães.
SOBRE O MON- O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.
Serviço:
Arte para Maiores
Presencial: 5 e 12 de maio, das 14h às 17h
Virtual: 19 de maio, 14h às 15h30
Inscrições gratuitas por este link