Segurança Segurança Pública
PMPR entrega drone à Patrulha Costeira e equipamento já será usado no Carnaval
Com a incorporação do novo recurso tecnológico, será possível monitorar ilhas, embarcações e áreas de difícil acesso, além de oferecer apoio aéreo...
13/02/2026 16h20
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) entregou, na manhã desta sexta-feira (13), um drone DJI Mavic 2 Enterprise ao 9º Batalhão de Polícia Militar, em Paranaguá. O equipamento será utilizado pela Patrulha Costeira e amplia a capacidade de fiscalização, monitoramento e apoio operacional em toda a faixa litorânea do Estado. O equipamento já será utilizado durante o Carnaval, período marcado pelo aumento expressivo do fluxo de turistas e pela intensificação das ações de segurança pública.

Com a incorporação do novo recurso tecnológico, será possível monitorar ilhas, embarcações e áreas de difícil acesso, além de oferecer apoio aéreo às equipes em solo durante grandes eventos e ações de policiamento preventivo. A iniciativa fortalece a presença da PMPR no Litoral e amplia a eficiência das operações.

O diretor de Gestão de Políticas Públicas da SESP, coronel Saulo de Tarso Sanson Silva, destacou que a modernização é fundamental para o enfrentamento dos desafios da segurança pública. “Equipamentos como esse fortalecem o trabalho da Polícia Militar, ampliam o alcance das ações preventivas e contribuem diretamente para um policiamento mais qualificado e eficaz no litoral paranaense”, ressaltou.

Para o comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, o investimento em tecnologia potencializa a atuação policial. “A incorporação desse drone amplia significativamente nossa capacidade de monitoramento e resposta no litoral. A tecnologia permite mais eficiência nas fiscalizações, maior rapidez no apoio às equipes em solo e mais segurança para moradores e turistas ao longo de todo o ano”, afirmou.

Continua após a publicidade

MONITORAMENTO– O Paraná reforçou a segurança pública recentemente com a entrega de 243 drones, em investimento de R$ 12,2 milhões , destinados às forças de segurança. A iniciativa representa a maior entrega desse tipo no país e eleva para 298 o número de aeronaves em operação. Além disso, o avanço tecnológico integra uma mudança estrutural no orçamento da área, que saltou para R$ 8 bilhões, e inclui sistemas como o Olho Vivo, com reconhecimento facial, leitura de placas e análise de comportamento, alinhando o Estado a padrões internacionais.

INVESTIMENTO– Em dezembro de 2025, com o início do Verão Maior Paraná, o patrulhamento costeiro no Litoral também foi reforçado com a incorporação de duas caminhonetes de grande porte, modelo Chevrolet Silverado. Os novos veículos ampliaram a capacidade de resposta da corporação em ações de segurança, fiscalização e apoio a ocorrências marítimas e ambientais.

Projetadas para operar em terrenos de difícil acesso, como faixas de areia, áreas alagadas e vias próximas à orla, as caminhonetes oferecem maior desempenho em locais onde viaturas convencionais enfrentam limitações. Ainda que qualquer veículo esteja sujeito a atolar em determinadas condições, o modelo proporciona mais resistência, mobilidade e segurança às equipes durante o patrulhamento.

Entre os principais diferenciais está a proteção balística integral nível 3A, capaz de resistir a disparos de calibres 5,56 mm e 7,62 mm. O reforço amplia a segurança dos policiais, especialmente diante de cenários que envolvem o crime transnacional, caracterizado, muitas vezes, por elevado grau de violência.