
A Escola de Dança Teatro Guaíra (EDTG) divulgou nesta quarta-feira (11) a lista dos aprovados no processo seletivo do Curso Livre de Formação do Artista Bailarino para 2026. Ao todo, 16 crianças e jovens foram selecionados para ingressar na formação gratuita oferecida pelo Centro Cultural Teatro Guaíra.
Os candidatos aprovados e devidamente matriculados passarão a integrar uma das únicas escolas de dança de caráter público do País. Fundada em 1956, a EDTG é o corpo artístico mais antigo do Teatro Guaíra, instituição mantida pelo Governo do Paraná, e tem como missão a formação artística continuada de crianças e jovens.
O início das aulas para os aprovados no Teste Seletivo será em 19 de fevereiro de 2026. As atividades seguem um cronograma semanal com aulas regulares, conforme o nível de ingresso de cada aluno.
“Todos os anos iniciamos o processo seletivo para a entrada de novos alunos, e é sempre um momento muito especial. A chegada dessas crianças renova a energia da escola e fortalece a formação que já vem sendo construída com os demais estudantes”, afirma a diretora da Escola de Dança Teatro Guaíra, Larissa Pansera.
MATRÍCULAS– A matrícula dos candidatos aprovados deve ser realizada nos dias 12 e 13 de fevereiro de 2026. Os responsáveis deverão apresentar a documentação exigida no edital de convocação na Secretaria da Escola de Dança Teatro Guaíra, localizada na Rua Amintas de Barros, 70, durante o horário de funcionamento da secretaria, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Os responsáveis podem levar o contrato de prestação de serviços educacionais da EDTG previamente preenchido e assinado ou preenchê-lo no ato da matrícula.
Pais e responsáveis precisam ler atentamente o Manual do Aluno 2026 para compreender as diretrizes e normas da Escola. Todos os documentos referentes ao processo seletivo — edital, contrato e Manual do Aluno — estão disponíveis no site do Teatro Guaíra, na página da EDTG .
“É muito importante que os pais participem da reunião marcada para o dia 19 de fevereiro, às 18h15, no primeiro dia de aula. Nesse encontro, apresentamos o funcionamento da escola e explicamos o calendário anual. Também reforçamos a importância da leitura do Manual do Aluno, que reúne informações essenciais sobre a rotina e as regras da instituição”, destaca Larissa.
As vagas foram ofertadas por níveis, e o processo seletivo foi composto por provas de aptidão física e avaliações práticas de balé clássico, realizadas por banca examinadora especializada. Os alunos aprovados terão aulas conforme o cronograma semanal estabelecido pela Escola.
PRÓXIMO EDITAL– Quem não participou do teste neste ano ou não foi aprovado pode tentar novamente em 2027. As informações sobre o próximo processo seletivo devem ser divulgadas a partir de outubro, no site do Teatro Guaíra.
FORMAÇÃO– A Escola de Dança Teatro Guaíra é o corpo artístico mais antigo do Teatro Guaíra, que celebrará 70 anos em 2026. Ela foi criada em abril de 1956 com o objetivo de formar bailarinos de qualidade que mais tarde supririam a futura Companhia de Dança do Teatro.
A escola oferece um curso com sete anos, do nível preparatório ao aperfeiçoamento, com aulas de balé clássico, dança contemporânea e estudos do movimento. O ingresso ocorre sempre por meio de processo seletivo público.