Saúde Saúde
Nova unidade de coleta de sangue em Londrina recebe doadoras nos primeiros minutos de abertura
Inaugurada pelo Governo do Estado na última quinta-feira (29), a nova Unidade de Coleta Central (UCC), vinculada ao Hemocentro Regional de Londrin...
02/02/2026 17h10
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

A Unidade de Coleta Central (UCC) do Hemocentro Regional de Londrina iniciou as atividades nesta segunda-feira (02), às 8h, e logo nos primeiros minutos de funcionamento já recebeu seus primeiros doadores.

A primeira doação do dia foi feita por Kenia Flois, de 44 anos, estudante de Geografia da Universidade Estadual de Londrina. Moradora de Sertanópolis, ela veio até a cidade especialmente para fazer a doação. Já doadora do Hemocentro, ela destacou que a localização da nova unidade facilitará o seu deslocamento e deve contribuir para que mais pessoas consigam manter o hábito de doar sangue.

“Eu doo há bastante tempo. Vi que os estoques do meu tipo sanguíneo, sou O-, estavam baixos e que a unidade iria abrir, aí vim doar. Aqui ficou chamativo, as pessoas vêm para o centro, sabem que tem um hemocentro perto e podem se interessar em fazer a doação também”, disse Kênia.

a sequência, Cristina Ávila, servidora da UEL, aproveitou a abertura da nova unidade para fazer sua doação. Assim como Kenia, ela também já é doadora, e ressaltou que a localização central torna o acesso mais prático para ela e pode incentivar a participação de novos doadores. “Eu já doava no Hemocentro da zona leste, mas lá ficava um pouco longe pra mim, aqui vou conseguir vir com mais facilidade”, destacou.

Continua após a publicidade

“A Unidade de Coleta no Centro de Londrina, que é uma extensão do Hemocentro do Hospital Universitário, é mais um serviço que Londrina ganha, ofertado para que os doadores tenham uma opção mais fácil de doação de sangue próximo de casa”, destacou o coordenador do Hemocentro Regional de Londrina, Fausto Trigo.

“Esperamos aumentar o número de doações, que hoje está na casa de 1.600 bolsas ao mês no Hemocentro do HU, para algo em torno de 2.500 doações ao mês, com isso contribuindo para a provisão de sangue de todos os hospitais da 17ª Regional de Saúde e provisão de sangue a hospitais de outras regionais de saúde do Paraná", acrescentou.

ESTRUTURA- Inaugurada pelo Governo do Estado na última quinta-feira (29) , a nova Unidade de Coleta Central (UCC), vinculada ao Hemocentro Regional de Londrina, amplia a capacidade de coleta e fortalece a rede pública de hemoterapia no Norte do Paraná. Com investimento total de R$ 1,64 milhão, a UCC conta com quatro cadeiras de coleta e capacidade estimada para produzir cerca de 120 bolsas de sangue por dia, o que representa uma projeção mensal superior a mil bolsas, garantindo um aumento de 60% na capacidade atual de coleta do Hemocentro do Hospital Universitário da UEL.

A estrutura conta com uma equipe multiprofissional formada por médico, enfermeiros, técnicos de laboratório e de enfermagem, assistente social, bioquímico e auxiliar administrativo, além de equipes de apoio nas áreas de segurança, transporte e limpeza.

A nova estrutura está localizada na Rua Hugo Cabral, nº 677 e integra o Complexo do Hospital, fazendo parte da Rede Hemepar. Com arquitetura adequada às normas sanitárias, a unidade representa uma ampliação do acesso à doação de sangue e no atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).