Cidades Prisão
Operação policial em Altamira do Paraná apreende armamento artesanal e prende homem por posse ilegal de arma
Caso ocorreu durante cumprimento de medida protetiva de urgência; mulher relatou temer pela segurança da família
02/02/2026 12h20
Por: Redação Fonte: Portal o Vale
Imagem Ilustrativa

Um procedimento realizado na última sexta-feira (30) na zona rural de Altamira do Paraná resultou na apreensão de um armamento artesanal e na prisão de um homem por posse ilegal de arma de fogo. A ação da Polícia Militar ocorreu durante o cumprimento de uma medida protetiva de urgência, em apoio a um oficial de Justiça que acompanhava a retirada de pertences de um ex-companheiro da vítima de violência doméstica.

Durante a operação, a mulher relatou aos policiais que havia encontrado uma arma artesanal do tipo espingarda, conhecida como "taquari", além de recipientes com munição de chumbo, pólvora e espoletas dentro da residência. Ela afirmou não saber da existência do material e expressou medo de que o ex-companheiro pudesse retornar armado, ameaçando a segurança dela, de sua filha menor de idade e de outros familiares.

A equipe policial orientou a mulher a comparecer à Delegacia de Polícia Civil na condição de testemunha. No deslocamento, os policiais localizaram o suposto proprietário da arma, um homem de 40 anos, no centro da cidade. Abordado, ele confirmou ser o dono do material.

Após passar por atendimento médico de praxe, o homem foi conduzido à central de flagrantes, onde foi autuado pelo crime de posse/porte ilegal de arma de fogo, acessórios ou munições. Ele foi encaminhado à cadeia pública após os procedimentos legais, e um boletim de ocorrência foi registrado para documentar o caso.

Continua após a publicidade

A apreensão ocorreu em um contexto de medida protetiva, que tinha como objetivo assegurar a segurança da vítima após um episódio de violência doméstica. Os objetos pessoais do ex-companheiro haviam sido previamente entregues a ele em local público, conforme determinado pela Justiça.