Segurança Segurança Pública
186 novos profissionais: Polícia Científica do Paraná realiza maior formatura de sua história
A solenidade de formatura foi nesta terça-feira (27), com a conclusão do Curso de Formação de Técnicos de Perícia Oficial e Peritos Oficiais Crimi...
28/01/2026 12h30
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

A Polícia Científica do Paraná (PCIPR) realizou nesta terça-feira (27) a maior formatura de sua história, com a conclusão do Curso de Formação de Técnicos de Perícia Oficial e Peritos Oficiais Criminais por 186 novos profissionais — 128 peritos oficiais criminais e 58 técnicos de perícia oficial. A solenidade ocorreu às 19h, no Canal da Música, em Curitiba.

“É motivo de muito orgulho fazer parte desse time, dessa família, e quem está entrando agora vai entender exatamente o que isso significa. A Polícia Científica é fundamental em todo o processo da segurança pública, ainda que muitas vezes não seja vista. Por isso, faço questão de reconhecer e enaltecer o trabalho que vocês realizam e continuarão realizando, assim como daqueles que hoje passam a integrar essa família”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.

“Graças ao suporte técnico e científico que vocês oferecem, o Estado do Paraná não registra relatos de inocentes condenados nem de culpados absolvidos. Vocês dão sustentação à Polícia Civil, ao Poder Judiciário e ao Ministério Público, garantindo a imparcialidade e a credibilidade de todo o sistema. Esse trabalho integrado é parte essencial dos resultados que hoje vemos nos noticiários e nas redes sociais, como a redução da violência no Paraná”, destaca o secretário.

O evento marca um momento histórico para a instituição e para a segurança pública do Estado, consolidando um dos maiores avanços já registrados no fortalecimento da perícia oficial paranaense. A formatura ocorre poucos meses após a maior nomeação já realizada pela PCIPR, em setembro, quando o Governo do Estado dobrou o efetivo da instituição.

Continua após a publicidade

“Este é um momento de muita alegria e de concretização de esforços construídos ao longo dos últimos anos, tanto pela Polícia Científica quanto pelo Governo do Estado. Hoje, esse investimento se materializa na presença de cada formando e formanda, que passa a assumir a missão e a responsabilidade de atuar como policiais científicos”, afirma o diretor-geral da PCIPR, Ciro Pimenta.

“A perícia oficial criminal é essencial para a segurança pública e para o sistema de justiça, pois transforma vestígios em provas e dá suporte às investigações. Nós, como policiais, representamos o Estado, que deve cumprir seu papel e estar presente sempre que a sociedade precisar. Quando um crime ocorre, o Estado precisa elucidar esse crime, e a atuação da Polícia Científica é essencial nesse processo”, acrescentou.

AVANÇO— Em 2019, o quadro funcional da Polícia Científica contava com 402 servidores. Com as nomeações do último concurso público, o efetivo passou a ter 884 profissionais, representando um crescimento de 119%. A ampliação do quadro funcional fortalece significativamente a capacidade técnica, científica e operacional da instituição, ampliando a produção da prova pericial e o suporte qualificado às investigações criminais em todo o Paraná.

Os novos profissionais concluíram o maior curso de formação realizado pela Polícia Científica, tanto em número de alunos quanto em carga horária e estrutura. A capacitação contou com a participação integrada de diferentes forças de segurança pública, reforçando a atuação conjunta e a formação multidisciplinar dos novos peritos e técnicos.

MEDALHA DE HONRA- Em reconhecimento à sua contribuição para o fortalecimento da Polícia Científica do Paraná e para o sistema de segurança pública, o secretário Hudson Leôncio Teixeira foi agraciado com a Medalha de Mérito do Sistema de Segurança Pública e do Sistema de Justiça, uma das mais altas honrarias previstas na Lei da Polícia Científica.

A condecoração pode ser concedida a qualquer cidadão, servidor da Polícia Científica ou não, que tenha obtido notório destaque nas ciências forenses ou prestado relevante contribuição à instituição, mediante indicação de servidores ocupantes de cargos de chefia ou direção e aprovação do Conselho da Polícia Científica do Paraná.