Educação Educação
Jornadas Pedagógicas mobilizam educadores para planejamento do ano letivo de 2026
Anualmente, a Secretaria da Educação (Seduc) realiza na rede pública estadual de ensino as Jornadas Pedagógicas. Trata-se de um conjunto de encontr...
27/01/2026 11h55
Por: Redação Fonte: Secom Ceará

Anualmente, a Secretaria da Educação (Seduc) realiza na rede pública estadual de ensino as Jornadas Pedagógicas. Trata-se de um conjunto de encontros formativos, que reúnem gestores, professores e demais profissionais da educação para fortalecer o planejamento coletivo das ações pedagógicas que irão nortear o ano letivo.

As Jornadas Pedagógicas são realizadas tradicionalmente no período que antecede a volta às aulas, com o objetivo de organizar de forma colaborativa as estratégias que serão implementadas nas escolas ao longo do ano. As reuniões incentivam debates sobre práticas educativas, currículo, gestão escolar, avaliação, planejamento das turmas e demais aspectos relevantes para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem.

As jornadas pedagógicas da rede pública estadual do Ceará ocorrem de 19 a 30 de janeiro. Primeiramente, a ação acontece em âmbito regional, nas Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor). Em seguida, será a vez de cada escola realizar seu momento de planejamento coletivo, atualização de práticas e definição de estratégias.

A secretária da Educação, Eliana Estrela, participa de jornadas pedagógicas nos dias 23 e 29, respectivamente em Acaraú (município que sedia a Crede 3) e Icapuí (que pertence à Crede 10, sediada em Russas).

Continua após a publicidade

Foto: Reprodução/Secom Ceará

O tema norteador do ano letivo de 2026 — “Cidadania e Convivência Democrática” — será ponto central das reflexões ao longo da programação. A proposta é promover, desde o início do ano letivo, uma cultura escolar pautada pela participação, respeito à diversidade, diálogo e responsabilidade social, valores essenciais para a formação integral dos estudantes.

As Jornadas envolvem debates coletivos, oficinas de planejamento e atividades formativas que favorecem a troca de experiências entre profissionais das diferentes regionais de educação e escolas da rede. A iniciativa oferece um espaço para alinhamento de expectativas e práticas pedagógicas que contribuam com um trabalho mais eficaz e significativo em sala de aula, em sintonia com o tema definido para 2026.

Além de fortalecer o planejamento pedagógico, as Jornadas são momentos importantes para reforçar a integração das equipes escolares e introduzir as diretrizes que orientarão o trabalho ao longo do ano. A participação ativa dos profissionais da educação é fundamental para que as ações planejadas respondam às necessidades dos estudantes e das comunidades atendidas pela rede estadual.

Alinhamento

A secretária da Educação, Eliana Estrela, ressalta a importância do planejamento coletivo para o fortalecimento da rede estadual.

“As Jornadas Pedagógicas representam um momento essencial de escuta, diálogo e construção coletiva. É nesse espaço que nossas escolas se organizam para garantir um ano letivo bem planejado, com ações alinhadas às necessidades dos estudantes e ao compromisso com uma educação pública de qualidade, baseada na cidadania e na convivência democrática”, enfatiza.

Para a secretária executiva do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes, o período formativo contribui diretamente para qualificar as práticas ao longo do ano.

“As Jornadas permitem que gestores e professores reflitam sobre suas práticas, compartilhem experiências e alinhem estratégias pedagógicas. Esse planejamento cuidadoso fortalece o trabalho nas escolas e contribui para que o Ensino Médio e a Educação Profissional avancem de forma integrada, acolhedora e conectada com a realidade dos nossos jovens”, pontua.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

Com a realização das Jornadas Pedagógicas, a Seduc busca garantir que todos os segmentos da educação pública estadual estejam alinhados com as metas e estratégias definidas para 2026, promovendo um ambiente escolar acolhedor, democrático e comprometido com a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos alunos.

O conteúdo completo da programação e os materiais de orientação foram disponibilizados previamente às Credes e escolas para subsidiar o trabalho durante os encontros.