
Atividade integrou brincadeira, educação e vivência cultural, reunindo crianças e famílias em mais um dia de programação


Na manhã desta quinta-feira (22/01), em mais um dia de programação do Festival de Férias, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, crianças e familiares participaram de uma atividade lúdica e educativa no Centro Cultural Povos da Amazônia, em Manaus. A ação contou com uma caça ao tesouro, proposta que uniu diversão, aprendizado e contato com o patrimônio cultural amazônico.
As atividades iniciaram com uma roda de integração, onde as crianças puderam se conhecer e interagir. Em seguida, os participantes visitaram o espaço Cultura em Movimento, localizado no complexo do centro cultural, conhecendo as histórias por trás das peças em exposição, elementos da cultura indígena, as bandeiras dos países da Amazônia, além de referências aos bois-bumbás de Parintins e lendas tradicionais da região.
Segundo o gerente de Arte e Educação da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Ricardo Lopes, a programação faz parte da continuidade do Festival de Férias, que vem ocupando diferentes espaços culturais da capital.


“Hoje, dando continuidade ao Festival de Férias, nós estamos aqui no Centro Cultural Povos da Amazônia, um espaço que já é muito visitado por famílias e crianças. Trouxemos uma brincadeira diferenciada, que é a caça ao tesouro, pensada com muito carinho pela equipe de arte e educação da Secretaria de Cultura. É uma aula por meio da brincadeira, do jogo, onde as crianças, em equipe, precisam resolver enigmas até chegar ao baú do tesouro”, destacou.
Durante a atividade, as crianças participaram de um circuito interativo, elaborado pelo setor pedagógico da Secretaria. Divididas por faixa etária, de 4 a 7 anos e de 7 a 11 anos, elas enfrentaram desafios educativos e, a cada etapa concluída, recebiam peças de um quebra-cabeça. Ao final da montagem, encontraram o baú do tesouro, que continha doces, certificado de participação e uma pintura do Centro Cultural Povos da Amazônia como lembrança para cada criança participante.
Para os pais, a iniciativa contribui para o desenvolvimento e o convívio social das crianças durante o período de férias. A mãe da pequena Rebeca, de seis anos, Juliana Pereira, elogiou a proposta.

FOTO: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
“Estou gostando muito, achei essa experiência bastante válida, principalmente para tirar um pouco as crianças de casa, do celular e da televisão. Trouxe meus dois filhos e meus sobrinhos, e eles estão se divertindo bastante”, afirmou.
Além da caça ao tesouro, o Festival de Férias traz novidades nesta edição. Entre elas, a 1ª Corridinha das Crianças, que será realizada no Jefferson Péres no dia 31 de janeiro, das 9h às 12h. A proposta surge a partir do crescimento das corridas na cidade e da ideia de incluir o público infantil na prática esportiva.
“A corridinha é uma novidade. Vimos que virou uma febre na cidade e pensamos: por que não fazer também para a criançada? Tudo foi pensado com divisão por faixa etária, para que cada criança participe com segurança e, ao final, leve também uma lembrança”, explicou Ricardo.

FOTO : Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
Inscrições abertas para as próximas atividades
As inscrições para as próximas atividades do Festival de Férias serão abertas na segunda-feira (26/01), a partir das 10h, por meio do portal Cultura do AM (cultura.am.gov.br) . Na ocasião, estarão disponíveis os links para as últimas ações do festival, que incluem programação no Palácio Rio Negro e o encerramento com a 1ª Corridinha das Crianças, no Parque Jefferson Péres.
A Secretaria reforça que as vagas são limitadas e que a procura tem sido intensa, evidenciando o sucesso da programação, que alia lazer, educação e valorização dos espaços culturais durante o período de férias escolares.