
O espetáculo "Humanismo Selvagem", tragicomédia premiada que aborda a herança familiar e as feridas históricas do Brasil, retorna aos palcos em uma temporada especial nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro (sexta a domingo), no Auditório Salvador de Ferrante, o Guairinha. Produzida pela companhia curitibana Bife Seco, a obra é sucesso de público e crítica.
Escrito e dirigido por Dimis, "Humanismo Selvagem" investiga as rachaduras de uma família decadente que construiu sua fortuna sobre uma herança de exploração. O projeto parte da seguinte questão central: o que acontece quando uma família abastada é obrigada a encarar seu passado criminoso?
Misturando humor ácido, tensão psicológica e crítica social, a trama se desenrola durante a comemoração dos 100 anos do patriarca da família. Com a chegada inesperada de uma antiga empregada que faz emergir traumas, segredos e violências que estavam cuidadosamente escondidas sob aparente harmonia.
O espetáculo transforma o ambiente doméstico em um campo de batalha, onde herança, racismo estrutural e poder entram em colisão direta. O resultado é uma obra provocadora, que dialoga com o público contemporâneo ao expor contradições profundas da sociedade brasileira.
O texto foi o grande vencedor do Prêmio Outras Palavras 2020, concedido pelo Governo do Estado, reconhecimento que garantiu a publicação da dramaturgia em livro, lançado nacionalmente na programação da Festa Literária Internacional de Paraty, em 2025, como parte da Coleção Outras Palavras.
"Humanismo Selvagem" é resultado de um processo de escrita e amadurecimento dramatúrgico iniciado em 2013. Ao longo de uma década, o texto passou por sucessivas versões, acompanhando as transformações do debate público e aprofundando sua investigação sobre as estruturas de poder, racismo e violência que atravessam a sociedade brasileira.
Como em outros trabalhos da Bife Seco, o cinema foi uma referência central no processo criativo. A dramaturgia dialoga com o terror psicológico e a construção de famílias disfuncionais, temas recorrentes em produções do estúdio A24, utilizando esses códigos narrativos para tratar de uma temática profundamente brasileira: o legado criminoso de exploração sobre o qual muitas fortunas foram forjadas. O resultado é uma obra que carrega em sua estrutura o peso do tempo.
Segundo o autor e diretor Dimis, o tempo foi um elemento decisivo no processo. “As várias versões acompanharam a evolução das discussões sobre racismo no País. Agora o texto chega à sua versão mais madura. É um terror psicológico que escala para o absurdo, o que resulta numa comédia caótica sobre o pior do ser humano. O público vai se identificar, mas nem sempre de forma confortável.”
Nesta nova temporada do espetáculo, "Humanismo Selvagem" conta com a participação especial do ator Luiz Bertazzo, que integra o elenco do filme "Ainda Estou Aqui", vencedor do Oscar na categoria Melhor Filme Internacional. Com carreira iniciada em Curitiba antes do reconhecimento nacional, Bertazzo retoma sua parceria com a Bife Seco em um reencontro artístico que atravessa diferentes fases da companhia.
Sua participação marca o retorno do ator à cena curitibana em um momento de projeção internacional, reafirmando a continuidade de uma trajetória construída em diálogo com a produção teatral autoral da cidade.
Serviço:
"Humanismo Selvagem"
Apresentações: 20 a 22 de fevereiro de 2026 (sexta a domingo)
Sexta a sábado, às 20h
Domingo, às 19h
Local: Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) | Rua XV de Novembro, 971, Centro, Curitiba-PR
Tempo de duração do espetáculo: 2h
Classificação etária: 16 anos
Especificações do espetáculo: Teatro/Tragicomédia
Ingressos: DiskIngressos e na bilheteria do Teatro Guaíra