
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participa, nesta terça-feira (20), ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da cerimônia de assinatura de contratos do Programa Mar Aberto, iniciativa da Petrobras voltada à retomada sustentável da indústria naval e offshore brasileira. O evento será realizado no Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul.
Durante a cerimônia, o ministro também anunciará o contrato de adesão do Terminal de Uso Privado (TUP) vinculado ao projeto da nova fábrica de celulose da CMPC, que integra o Projeto Natureza e prevê investimentos de R$ 24 bilhões. O empreendimento é considerado estratégico para o fortalecimento da infraestrutura logística e para o escoamento da produção destinada à exportação.
O TUP será implantado no complexo portuário de Rio Grande e contará com capacidade de movimentação de até 9 milhões de toneladas por ano no 11º ano de operação, sendo 4,5 milhões de toneladas na descarga de barcaças e 4,5 milhões no carregamento de navios, contribuindo para a ampliação da competitividade logística do país.
Credenciamento
O credenciamento dos profissionais de imprensa interessados em acompanhar a cerimônia deverá ser realizado por meio do Sistema de Credenciamento do Palácio do Planalto, até as 19h do dia 19 de janeiro de 2026 (horário de Brasília), conforme orientações da Presidência da República.
Serviço
O quê:Cerimônia de assinatura de contratos do Programa Mar Aberto e anúncio de contrato de TUP da nova fábrica de celulose
Quando:Terça-feira, 20 de janeiro
Horário:15h
Onde:Estaleiro Ecovix - Rio Grande (RS)
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos