
Crianças e famílias participaram de atividades educativas e recreativas nos espaços culturais


O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, realizou, no sábado (17/01), o segundo dia do Festival de Férias 2026, com atividades no Teatro Amazonas, Galeria do Largo e no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus, das 17h às 20h.
A programação teve início com uma visita guiada ao Teatro Amazonas, seguida de uma passagem pela Galeria do Largo, onde o público conferiu a exposição comemorativa pelos 20 anos do espaço. As atividades foram pensadas para aproximar as crianças dos patrimônios culturais e das artes visuais de forma lúdica e acessível.
De acordo com o gerente da Central de Artes e Educação da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Ricardo Lopes, o Festival de Férias tem como proposta apresentar os espaços culturais como locais vivos, que também acolhem o público infantil.


“As crianças tiveram a oportunidade de entender que esses espaços também são lugares de visitação, aprendizado e convivência. É muito positivo ver as famílias participando e prestigiando essa programação”, afirmou.
Após o circuito cultural, a programação seguiu no Largo de São Sebastião, com brincadeiras populares que estimulam a interação entre as crianças, os familiares e o público que circulava pelo local. As atividades ajudaram a resgatar brincadeiras tradicionais, promovendo momentos de convivência e lazer ao ar livre.
Para a mãe Janaína Lemos, a iniciativa fortalece o acesso das crianças à cultura desde cedo. “A gente percebe como essas atividades despertam o interesse das crianças. Elas se divertem e conhecem melhor a nossa cultura”, destacou.
O evento também contou com a participação do Mania de Ler e do MovCEU, que integraram a programação com ações voltadas ao incentivo à leitura e à interação das famílias com projetos culturais itinerantes.


Representando o programa Mania de Ler e o MovCEU, Thaís Souza explicou que as ações visam envolver crianças e adultos. “Além do acesso aos livros, trouxemos o MovCEU com atividades interativas, como as fotos digitais com molduras temáticas do Festival de Férias, que fazem muito sucesso com as crianças, e também o karaokê. A proposta é aproximar o público da leitura e da cultura de forma leve, divertida e participativa”, disse.
Novas inscrições
O Festival de Férias segue com programação em outros espaços culturais da capital. As atividades acontecem no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, nos dias 20 e 22 de janeiro, com visita guiada com personagens, brincadeiras, oficinas e caça ao tesouro, das 9h às 12h. O agendamento para as inscrições estará disponível, de forma gratuita, nesta segunda–feira (19/01), no portal Cultura do AM (cultura.am.gov.br).
No dia 25 de janeiro, a programação chega ao Parque Rio Negro, com brincadeiras, apresentações artísticas e ações do Mania de Ler e do MovCEU, das 17h às 20h. Neste evento, não é necessário agendamento.
O Centro Cultural Palácio Rio Negro e o Cineteatro Guarany integram o Festival de Férias no dia 28 de janeiro, oferecendo brincadeiras, visita guiada, oficinas e cineminha, das 14h às 17h. Encerrando a edição 2026, o Parque Jefferson Peres recebe a 1ª Corridinha do Festival de Férias, no dia 31 de janeiro, das 15h às 18h. O agendamento para os dois eventos estará liberado no portal Cultura do AM a partir do dia 26 de janeiro.