Cidades Golpe do WhatsApp
Polícia Civil de Mamborê cumpre mandados em SP e apreende celulares e dinheiro
Ação investiga grupo suspeito de aplicar golpes via WhatsApp, incluindo uma vítima que perdeu mais de R$ 8 mil após manipulação emocional e ameaças jurídicas falsas
14/01/2026 12h55 Atualizada há 3 horas
Por: Redação Fonte: Tribuna do Interior
Reprodução

Numa operação conjunta realizada na manhã desta terça-feira (13), investigadores da Polícia Civil de Mamborê, no Paraná, cumpriram cinco mandados de busca e apreensão em endereços do estado de São Paulo. A ação, que contou com o apoio operacional da Polícia Militar paulista, faz parte de uma investigação detalhada sobre uma quadrilha especializada em estelionato digital.

A operação mobilizou um efetivo total de 24 policiais militares, além dos investigadores da Polícia Civil do Paraná. O caso ganhou corpo a partir de um golpe sofrido por uma vítima em julho de 2025. Os criminosos a contataram pelo WhatsApp, fingindo ser representantes de uma promoção premiada. Em seguida, utilizaram táticas de manipulação psicológica e ameaças de processos judiciais para coagir a vítima a realizar uma transferência bancária superior a R$ 8 mil.

Com base nas provas digitais colhidas, os peritos da Polícia Civil conseguiram rastrear o dispositivo usado no crime até localidades paulistas. O desdobramento dessa perícia resultou nos mandados judiciais executados nesta terça-feira.

Durante as buscas, foram apreendidos itens considerados cruciais para as investigações:

Continua após a publicidade

De acordo com as primeiras análises, os equipamentos eletrônicos eram utilizados tanto para as comunicações fraudulentas com as vítimas, quanto possivelmente para o cadastro e gestão de chips de várias operadoras de telefonia. Essa prática indica que o grupo pode ter envolvimento em uma série de crimes semelhantes, ainda não descobertos. As investigações prosseguem para identificar a totalidade dos envolvidos e mapear a real extensão do prejuízo causado.

Em entrevista, o delegado titular de Mamborê, Anderson Sérgio Romão, explicou a importância da apreensão. “A investigação conseguiu identificar o caminho utilizado pelos criminosos e chegar aos dispositivos empregados na fraude. A apreensão desses equipamentos é fundamental para aprofundarmos as diligências e responsabilizarmos criminalmente todos os envolvidos na trama”, afirmou o delegado.

Orientações de Segurança da Polícia

A polícia reforça os seguintes alertas à população para evitar cair em golpes digitais:

Como Ajudar

Qualquer pessoa que possua informações que possam auxiliar na identificação de outros suspeitos ou vítimas pode entrar em contato com a Polícia Civil de Mamborê pelos telefones:

As identidades dos informantes serão preservadas. A operação permanece em andamento, com novas diligências previstas a partir da análise forense do material apreendido.