
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem de 22 anos em flagrante pelo crime de tráfico de drogas com a ajuda da cão de faro Becky. A captura aconteceu neste domingo (11), na rodoviária de Maringá, no Noroeste do Estado, após um cão de faro da PCPR localizar entorpecentes. O caso viralizou nas redes sociais nos últimos dias porque o cão foi aplaudido pelos passageiros depois do flagra (veja aqui ).
As diligências tiveram início depois que a equipe policial recebeu informações sobre o transporte de maconha. "Por meio de um trabalho de investigação qualificada, identificamos que o indivíduo saiu da rodoviária de Cascavel em direção a Maringá e que transportava o entorpecente possivelmente em sua mala de viagem", explica o delegado Leandro Munin.
Acompanhados da Becky, os policiais realizaram a abordagem do suspeito e a verificação das malas no bagageiro do ônibus. Dentro da mala indicada pelo cão, os policiais encontraram 22 quilos de maconha embalada em diversos fardos. Diante dos fatos, o homem recebeu voz de prisão. Ele alegou que é de Foz do Iguaçu e que receberia R$ 350 para levar a droga até Presidente Prudente, no interior de São Paulo.
Todo o material foi apreendido e a PCPR segue em investigação a fim de esclarecer a origem da droga. O preso foi encaminhado ao sistema penitenciário e Becky virou celebridade por uns dias nas redes sociais.
As operações com cães são fundamentais para as investigações. Apenas no primeiro semestre de 2025 o Núcleo de Operações com Cães (NOC) da Polícia Civil do Paraná (PCPR) ajudou a retirar 5,7 toneladas de drogas de circulação, causando um prejuízo de R$ 61,3 milhões ao tráfico. Nesse período a unidade esteve presente em 382 ocorrências – uma média de duas ações diárias – que resultaram na prisão de 231 pessoas envolvidas em crimes.