Na tarde deste domingo (11), por volta das 14h30, a equipe de plantão do Departamento de Plantão Médico (DPM) foi acionada pela Unidade Básica de Saúde (UBS) de Laranjal para atender uma ocorrência. Um homem de 31 anos havia chegado ao pronto-atendimento em estado de agitação psicomotora (surto), recusando-se a aceitar a medicação prescrita.
Ao se deslocar até o local, a equipe encontrou o paciente, que relatou ter sido agredido por seguranças responsáveis pelas barracas instaladas no evento em comemoração ao aniversário da cidade. Durante a avaliação, foram constatados ferimentos na cabeça, com sangramento, e uma dilaceração na ponta do dedo médio. O homem afirmou ainda que um dos agressores seria um indivíduo conhecido por seu apelido.
Em contato com um dos seguranças envolvidos, a equipe ouviu uma versão diferente dos fatos. De acordo com o relato do profissional, os organizadores do evento o alertaram que o homem estaria tentando danificar barracas e veículos estacionados nas proximidades. Ao ser abordado, o indivíduo teria investido contra o segurança portando um pedaço de madeira. Para se defender, o segurança disse ter utilizado um cassetete.
Durante a ação, o homem teria perdido o equilíbrio e caído em uma escadaria próxima à Câmara Municipal, sofrendo escoriações. Nesse momento, as agressões cessaram.
Após receber os primeiros socorros na UBS, o paciente foi encaminhado por agentes de saúde ao Hospital Santa Teresa, em Guarapuava, para atendimento especializado.