
A implantação de um sistema de embarque biométrico em portos, aeroportos e terminais marítimos de passageiros foi tema de reunião entre o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) nessa segunda-feira (5). A iniciativa visa modernizar o processo de identificação de passageiros e tripulantes, investindo em tecnologia, para otimizar o fluxo e aumentar a segurança no transporte no país.
O secretário executivo do MPor, Tomé Franca, destacou que a parceria é fundamental para que o tráfego de pessoas nos terminais brasileiros seja mais ágil e seguro. "Estamos discutindo o programa do embarque biométrico para fazer com que esse programa possa dar mais eficiência para o embarque em portos, aeroportos e nos IP4s [Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte], mas também mais segurança para quem está viajando", afirmou
O diretor-presidente do Serpro, Wilton Mota, reforçou o impacto social da tecnologia: "Estamos quebrando paradigmas e trazendo a tecnologia, implantando-a onde mais necessitamos. Além de facilitar a vida do cidadão nos processos de embarque e desembarque, fortalecemos as instituições públicas ao integrar informações dos cidadãos", analisou o diretor-presidente.
A adoção da biometria para acesso a portos, aeroportos e terminais marítimos tem como foco garantir mais agilidade ao reduzir filas e mais segurança por meio do cruzamento de dados oficiais. A iniciativa segue as recomendações da Organização da Aviação Civil Internacional (Icao) e da Organização Marítima Internacional (IMO).
No encontro, foi reafirmado o compromisso do Governo Federal com a transformação digital no setor de transportes. O projeto será colocado em consulta pública, em breve, para coletar sugestões da sociedade.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos