Cultura Piauí
Central de Artesanato Mestre Dezinho: símbolo de valorização da cultura e da arte no Piauí
Em 2025, a Central de Artesanato Mestre Dezinho se reafirmou como um dos maiores marcos de valorização da cultura piauiense. Fortalecida por novas ...
01/01/2026 09h50
Por: Redação Fonte: Secom Piauí

Em 2025, a Central de Artesanato Mestre Dezinho se reafirmou como um dos maiores marcos de valorização da cultura piauiense. Fortalecida por novas políticas públicas, a Central voltou ao protagonismo como espaço de referência para eventos culturais, shows, atividades formativas e, sobretudo, para quem busca autenticidade, identidade e qualidade no artesanato produzido no Piauí. O espaço se consolida como um ambiente vivo, carregado de história, criatividade e tradições que conectam passado, presente e futuro.

A nova fase da Central impulsiona o desenvolvimento econômico do estado a partir do trabalho de artesãos de diferentes regiões, que encontram no espaço um canal de visibilidade e geração de renda.

Essa transformação ganha ainda mais destaque com a entrega do selo “É artesanal, tem na Central!”, iniciativa inédita da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi). A certificação marca uma virada histórica na relação entre lojistas, artesãos e visitantes, estabelecendo padrões de qualidade, autenticidade e excelência para os produtos comercializados no espaço.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom Sudarpi

Sudarpi premia 12 lojas da Central com selo de autenticidade

Continua após a publicidade

O selo certifica lojas que se destacam pela predominância de peças artesanais genuínas, pela organização, pela apresentação dos produtos e pela qualidade do atendimento. Para o visitante, ele funciona como garantia de origem, autenticidade e confiança; para os lojistas, representa reconhecimento, visibilidade e fortalecimento da credibilidade.

A iniciativa é acompanhada por ações complementares que reforçam ainda mais a identidade da Central, como a entrega de sacolas personalizadas às lojas certificadas, contribuindo para a padronização da identidade visual e para uma experiência de compra mais atrativa.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom Sudarpi

Para a lojista Edna Barbosa o recebimento do selo e das sacolas ampliam as possibilidades de divulgação. “Além do selo, agora temos um material que representa nossa loja, o artesanato e a Central. O cliente leva a sacola e, junto com ela, leva também a história da nossa produção. Isso valoriza nosso trabalho e fortalece nossas vendas”, afirma.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Lojista Edna Barbosa recebeu o selo e o material de divulgação ( Foto: Ascom Sudarpi)

Lojas certificadas com o selo “É artesanal, tem na Central!”

Loja 2 – Art’s’ Mãe
Loja 5 – Doces Art’s
Loja 6 – Artes da Terra
Loja 7 – Joias e Gemas
Loja 8 – AL&Joias
Loja 15 – Tia Maria
Loja 16 – Opalas Pedro II
Loja 19 – Arte Santeira
Loja 22 – ACCBT – Associação da Central de Compras das Bordadeiras de Teresina
Loja 23 – Cerâmica Serra da Capivara
Loja 24 – Artes do Piauí Artesanato
Loja 25 – Bordados da Caatinga

Movimento no Centro e fortalecimento da economia criativa

Durante o ano de 2025, a Central de Artesanato Mestre Dezinho consolidou-se como um dos principais pontos de efervescência cultural de Teresina, recebendo diversos eventos que movimentaram o Centro da cidade e fortaleceram a economia criativa local. O espaço tornou-se estratégico para o turismo cultural, ao conectar identidade, pertencimento, produção criativa e geração de renda, reafirmando o papel do artesanato como patrimônio vivo da cultura piauiense. O encerramento do ano marca conquistas significativas para o setor, simbolizando, na nova fase da Central, o compromisso do Governo do Estado em garantir que o artesanato permaneça valorizado e reconhecido, dentro e fora do Piauí.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom Sudarpi