A Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult) concluiu a execução do Ciclo 1 da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) com resultados expressivos para o fortalecimento do setor cultural em todo o estado. Ao todo, 630 projetos culturais foram selecionados, com R$ 27 milhões em recursos pagos, alcançando todos os 12 territórios de desenvolvimento do Piauí.
A execução da PNAB pela Secult representa um marco na consolidação das políticas públicas de cultura no Piauí, garantindo investimento direto nos fazedores de cultura, grupos, coletivos, artistas, técnicos e produtores culturais, além de promover a descentralização dos recursos e o fortalecimento da diversidade cultural piauiense.
De acordo com o secretário de Estado da Cultura, Rodrigo Amorim, a PNAB tem papel estratégico no desenvolvimento cultural do Piauí. “A Política Nacional Aldir Blanc é fundamental para a cultura brasileira e, no Piauí, ela se materializa como investimento, oportunidade e reconhecimento do trabalho de quem faz cultura no dia a dia. A execução do Ciclo 1 mostra o compromisso do Governo do Estado com políticas culturais estruturantes, capazes de dinamizar a economia da cultura, gerar trabalho e renda e fortalecer a identidade cultural do nosso povo”, destacou.
Ainda segundo o secretário, os recursos da PNAB possibilitaram uma movimentação significativa do setor cultural em todo o estado. “Quando investimos em cultura, estamos investindo em desenvolvimento social, econômico e humano. A PNAB impulsionou produções, circulações, formações e ações culturais nos mais diversos territórios, promovendo acesso, inclusão e valorização das expressões culturais piauienses”, completou Rodrigo Amorim.
A conclusão do Ciclo 1 da PNAB reafirma a importância da continuidade das políticas públicas de cultura como instrumentos permanentes de fortalecimento do setor, garantindo que os investimentos cheguem de forma democrática a todos os territórios e contribuam para o crescimento e a sustentabilidade da cultura no Piauí.