O Festival Solos Litorâneos realiza sua 4ª edição convidando o público a conhecer a diversidade criativa produzida e reinventada no litoral piauiense. A programação ocorre de 17 a 20 de dezembro, no Museu do Mar, localizado no Porto das Barcas, em Parnaíba.
O evento reúne espetáculos solos, rodas de conversa, experimentações cênicas e ações de celebração do fazer artístico. A proposta reafirma o compromisso da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult) com a valorização das artes cênicas, com a ocupação qualificada dos espaços públicos e o acesso à arte.
“O Festival Solos Litorâneos representa com muita clareza o compromisso da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo do Piauí com a valorização das artes cênicas e com a democratização do acesso à cultura. Apoiar iniciativas como esta, por meio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec), é reconhecer a importância de fortalecer a produção artística local, estimular a circulação de espetáculos e promover a ocupação qualificada dos nossos espaços culturais”, afirma o secretário de Estado da Cultura, Rodrigo Amorim.
As atividades promovem a interação entre artistas e público, fortalecendo o diálogo e a troca de experiências no campo teatral. O festival conta com a participação de artistas de Parnaíba e convidados de Teresina e outros estados, estabelecendo um percurso que valoriza o Piauí e estimula a circulação de produções.
O Festival Solos Litorâneos é uma realização da A & C Promoções Culturais, em parceria com o Museu do Mar, com patrocínio do Armazém Paraíba, por meio do Siec.
“O Festival Solos Litorâneos nasce do desejo de olhar para o nosso território e reconhecer a potência criativa que existe no litoral piauiense. Chegar à 4ª edição é uma conquista coletiva, construída com artistas, parceiros e com o público que acredita na arte como espaço de encontro, escuta e transformação. Este festival celebra o fazer artístico, valoriza os artistas de Parnaíba, promove o intercâmbio com criadores de Teresina e de outros estados e reafirma que o litoral do Piauí é também um território fértil de criação, reflexão e afeto”, pontua Carmem Carvalho, idealizadora do Festival.
Confira a programação:
17/12 (quarta-feira)
19h – Abertura Oficial
O espelho de Oxum – Sharles Nascimento
Espaço: Parque das Ruínas
19h15- O Último Rei – Ricco Lima
Espaço: Sala Carmem Carvalho
20h – Minha Mãe é de Lascar – Franklin Pires
Espaço: Cine Teatro Benjamim Santos
18/12 (quinta-feira)
10h – Roda de Conversa – Franklin Pires
trajetória da Escola de Teatro Profº Gomes Campos
Espaço: Escola de Teatro
11h- Boneca da Caixa Mágica – Fernanda Silva
Percurso pela Centro da Cidade
19h – Flores Despetaladas – Flávio Sidônio
Espaço: Cine Teatro Benjamim Santos
20h – Dorothy – Gilvana Morgana
Espaço: Cine Teatro Benjamim Santos
19/12 (sexta-feira)
10h – Suspiros do Meio-dia – Companhia de Mulheres
Espaço: casa das Samaritanas
19h – A Mulher que Deixou de Alimentar os Peixes – Carolina Azevedo
Espaço: Cine Teatro Benjamim Santos
20h – Estórias de Aralpe – Talita Aralpe
Espaço: Sala Carmem Carvalho
20/12 (sábado)
10h – Estórias de Aralpe – Talita Aralpe
Espaço: Associação Monte Moriá
18h – Cirando de Solos
Espaço: Cine Teatro Benjamim Santos
19h – Maria Vai – Janá Silva
Espaço: Sala Carmem Carvalho
20h – Entrega de premiações e troféus
Espaço: Cine Teatro Benjamim Santos