Saúde Saúde
Atenção Primária: encontro define estratégias no âmbito da saúde mental para 2026
Encontro do PlanificaSUS Paraná reuniu 110 tutores de todas as regiões do estado para avaliar os trabalhos executados no ano e definir estratégias...
11/12/2025 17h10
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) concluiu o 18º Encontro de Tutores Regionais do PlanificaSUS Paraná nesta quinta-feira (11), em Curitiba. O evento reuniu 110 tutores de todas as regiões do estado para avaliar os trabalhos executados no ano e definir estratégias e ações que serão trabalhadas no âmbito da saúde mental na Atenção Primária à Saúde (APS) em 2026, consolidando a parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein para o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde (RAS).

A nova fase do projeto “Gestão do Cuidado em Saúde Mental" tem o objetivo de fortalecer a linha de cuidado em saúde mental na APS, ampliar as capacitações para o uso do Manual de Intervenções mhGAP e implementar um modelo de estratificação de risco que orienta o cuidado em diferentes níveis de complexidade. O manual foi desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde como ferramenta técnica que oferece protocolos clínicos e diretrizes no manejo de condições prioritárias de saúde mental por profissionais não especializados.

Esse modelo organiza o atendimento em subpopulações, desde ações de promoção da saúde para a população em geral até cuidados intensivos para casos de maior gravidade, com intervenções compartilhadas entre as equipes da APS e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps). O objetivo é garantir que cada cidadão receba o cuidado adequado à sua necessidade, descentralizando o tratamento e ampliando o acesso na porta de entrada do SUS.

“Estamos dando um passo fundamental para o futuro da saúde no Paraná. Ao focarmos na gestão do cuidado em saúde mental na atenção primária, garantimos que o cidadão receba o suporte necessário perto de casa, de forma ágil e humanizada. Investir na capacitação contínua dos nossos profissionais é a certeza de um SUS mais forte e preparado para os desafios de 2026”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Continua após a publicidade

OBJETIVOS PARA 2026- As diretrizes para 2026 foram construídas a partir da análise dos resultados do Ciclo de Planificação 3, realizado em 2025, e visam a expansão e qualificação dos serviços.

“O objetivo é dar continuidade à expansão e qualificação dos serviços, promovendo a articulação contínua entre a Atenção Primária à Saúde e os serviços especializados, reforçando a missão do PlanificaSUS de proporcionar um atendimento cada vez mais eficiente à população do Paraná”, disse a diretora de Atenção e Vigilância da Sesa e coordenadora do Grupo Condutor Estadual do PlanificaSUS Paraná, Maria Goretti David Lopes.

Cynara Rodrigues Soares Silva, representante do Hospital Israelita Albert Einstein, ressaltou que o Paraná assumiu o grande desafio de planificar 100% do seu território, um esforço que, segundo ela, permite ofertar um cuidado mais efetivo à população.

Para o próximo ano, ela destacou que serão trabalhadas ferramentas como o plano de cuidados e a organização dos processos de atenção aos eventos agudos, como as crises em saúde mental. Atrelado a essa nova etapa, haverá a continuidade de importantes capacitações, incluindo a formação de 480 novos multiplicadores do Manual de Intervenções mhGAP e cinco turmas do treinamento EP+, que aborda a intervenção e auxílio de pessoas com depressão, ansiedade e estresse.

“A gente tem a perspectiva de trabalhar a etapa que diz respeito à gestão do cuidado, onde vamos desenvolver junto aos tutores processos sobre como cuidar das condições crônicas, das condições agudas e como programar o cuidado”, afirmou Cynara. “O EP+ apoia intervenções psicossociais leves que podem e devem ser realizadas na atenção primária também como oferta de cuidado em saúde mental. Então, para o próximo ano, a gente tem uma agenda cheia, trabalhando os processos da gestão do cuidado em cada unidade de saúde e associada aos dois treinamentos”, explicou.

PLANIFICASUS PARANÁ- O Paraná é destaque nacional na implementação da metodologia do PlanificaSUS, presente em 100% dos municípios, com mais de 18 mil profissionais qualificados. A iniciativa é uma parceria da Sesa com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Hospital Israelita Albert Einstein, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (ProadiSUS) do Ministério da Saúde.