
O município de Antonina, no Litoral, recebeu nesta terça-feira (9) uma palestra do Programa Mulher Segura, iniciativa da Secretaria da Segurança Pública (SESP) voltada ao fortalecimento das políticas de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. A ação integra a programação da Missão Paraná IV e teve como foco a ampliação do diálogo entre instituições e a comunidade.
A atividade foi conduzida pelo coordenador do programa, coronel Dalton Gean Perovano, que apresentou as frentes de atuação do Mulher Segura, destacando ações educativas, orientações sobre direitos, empoderamento feminino e mecanismos de proteção às vítimas, incluindo o acompanhamento de casos com medidas protetivas.
Conselhos de Segurança do Litoral fortalecem integração com forças do Estado
Segundo o coordenador, o trabalho integrado é essencial para a efetividade das ações. “O enfrentamento à violência de gênero exige continuidade, presença do Estado e atuação conjunta. Nosso foco é estruturar uma rede que acolha, oriente e proteja as mulheres de forma permanente e humanizada”, destacou.
A secretária da Mulher de Antonina, Thaiz Batista Cordeiro, ressaltou o impacto da palestra para o município. “Estamos fortalecendo a conexão entre os serviços e ampliando o alcance da rede de proteção, para que o atendimento às mulheres seja cada vez mais ágil, próximo e eficiente no Litoral”, afirmou.
O Programa Mulher Segura integra a Operação Vida e compõe o conjunto de ações da Secretaria da Segurança Pública voltadas à prevenção, proteção e combate às diversas formas de violência de gênero.
O encontro reuniu representantes da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi), Casa Civil, Defensoria Pública do município e do Samu, fortalecendo a articulação entre os diferentes órgãos que compõem a rede de atendimento.
MISSÃO PARANÁ- A palestra sobre o programa Mulher Segura fez parte da quarta edição da Missão Paraná, que desta vez percorre o Litoral do Estado e começou nesta segunda-feira (8), em Paranaguá. A iniciativa é desenvolvida ao longo de uma semana de atividades que buscam fortalecer a aproximação entre o Governo do Estado, a Secretaria da Segurança Pública (Sesp) e as comunidades locais. A Missão Paraná IV passa por Antonina, Morretes, Paranaguá, Guaratuba, Guaraqueçaba, Matinhos e as ilhas da região. As ações da Missão Paraná IV seguem até sexta-feira (12).