
A quarta edição da Missão Paraná, que desta vez percorre o Litoral do Estado, começou nesta segunda-feira (8) em Paranaguá. A iniciativa é desenvolvida ao longo de uma semana de atividades que buscam fortalecer a aproximação entre o Governo do Estado, a Secretaria da Segurança Pública (Sesp) e as comunidades locais. A Missão Paraná IV passará por Antonina, Morretes, Paranaguá, Guaratuba, Guaraqueçaba, Matinhos e as ilhas da região.
A programação de abertura contou com duas palestras centrais. A primeira, “Mulher Segura”, foi ministrada pelo coordenador do programa de mesmo nome, coronel Dalton Gean Perovano, que apresentou as frentes de atuação – de caráter permanente e voltada ao enfrentamento à violência de gênero. O programa reúne ações preventivas, como palestras e atividades educativas sobre direitos, empoderamento e autodefesa, e também ações repressivas, como o fornecimento de celulares às vítimas com monitoramento eletrônico simultâneo do agressor e da mulher com medida protetiva.
Segundo o coronel Perovano, o fortalecimento da política pública depende da continuidade. “O Programa Mulher Segura foi criado para ser uma política permanente, com foco na prevenção e na proteção das mulheres. Ele não pode ser descontinuado nem personalizado, porque o enfrentamento à violência de gênero precisa ser institucional, contínuo e comunitário”, afirmou.
Integrando a Operação Vida, o Programa Mulher Segura é uma das ações da Sesp com foco na prevenção, proteção e combate às diversas formas de violência de gênero. A iniciativa reforça o engajamento comunitário e a atuação integrada como base para a construção de um Paraná mais seguro e igualitário.
A segunda palestra, “Prevenção ao uso de drogas”, foi conduzida pelo coordenador do Centro Estadual de Política sobre Drogas (CEPSD), delegado Renato Figueiroa. Ele destacou o papel da ciência como base para políticas preventivas e para a mudança de comportamentos sociais. “Prevenir é fundamental. A ciência nos mostra os riscos do uso de drogas e nos orienta a criar políticas eficazes, mudando comportamentos que antes eram considerados normais, como fumar em qualquer lugar”, explicou.
Estiveram presentes nas palestras o delegado do Nucria, Emanuel Brandão; a suplente da Rede de Proteção da Mulher Parnanguara, Daniele Pereira Gomes; além de representantes da Patrulha Maria da Penha e do Conselho Municipal da Mulher.
MISSÃO PARANÁ- As ações da Missão Paraná IV seguem até sexta-feira (12) com uma programação que tem como objetivo aproximar o Governo do Estado das lideranças locais, conhecer as realidades de cada município e construir, em conjunto, soluções que fortaleçam a segurança pública no Paraná. A proposta é descentralizar as ações da Secretaria, promovendo o diálogo direto com gestores municipais, representantes da sociedade civil e comunidades locais.