
O Porto de Santos, maior complexo portuário da América Latina, será palco da 6ª edição das Caravanas da Inovação Portuária, nesta terça-feira (9). Com iniciativa do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), em parceria com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e o HUB Brasil Export, o encontro será realizado no Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos e reunirá lideranças públicas e privadas, especialistas, startups e representantes da comunidade portuária.
A edição de Santos marca o encerramento do ciclo nacional das Caravanas em 2025, que já percorreu importantes polos logísticos do país, passando por Recife (PE), Salvador (BA), São Luís (MA), Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ).
Segundo o diretor de Programa de Políticas Setoriais, Planejamento e Inovação do MPor, Tetsu Koike, a 6ª edição consolida o papel estratégico da iniciativa para o desenvolvimento do setor. “Essa edição da Caravana de Inovação Portuária fecha o ano de 2025. Começamos em fevereiro, no Recife, passamos por várias capitais estratégicas e agora chegamos a Santos. A importância dessa iniciativa do Ministério de Portos e Aeroportos é desenvolver a cultura da inovação no sistema portuário nacional.”, destacou.
Inovação além da tecnologia
Com uma agenda que reúne painéis técnicos, apresentações institucionais e apresentações de startups, o evento busca fortalecer a cultura da inovação nos portos públicos e privados, promovendo a troca de experiências, boas práticas e soluções tecnológicas capazes de impulsionar a competitividade e a sustentabilidade do setor.
Para Tetsu Koike, o conceito de inovação vai muito além da aquisição de equipamentos. “Inovação não é só comprar ativo tecnológico ou adquirir tecnologia. Inovação é desenvolver, pensar a inovação, estruturar a governança e criar o modelo de como se vai gerir o que nasce dessa atividade. Essa é a grande importância das Caravanas”, completou.
Entre os principais temas que estarão em debate na edição de Santos estão as políticas nacionais de fomento à pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I); governança em ecossistemas abertos de inovação; transformação digital e gestão portuária inteligente; o futuro da navegação marítima; e compras públicas de soluções tecnológicas inovadoras.
Protagonismo nacional e internacional
A escolha de Santos para encerrar o calendário de 2025 não é por acaso. O complexo movimenta cerca de 180 milhões de toneladas por ano, concentrando cargas fundamentais para a economia brasileira e para o comércio internacional.
Dados recentes indicam que, entre janeiro e setembro de 2025, a movimentação portuária nacional atingiu 106,3 milhões de toneladas, com destaque para:
• Cargas conteinerizadas: 32,9 milhões de toneladas (+3,98%);
• Soja: 24,9 milhões de toneladas (+11,05%);
• Açúcar: 11,5 milhões de toneladas;
• Milho: 7,4 milhões de toneladas;
• Resíduos da extração de óleo de soja: 7,4 milhões de toneladas.
Segundo Tetsu Koike, o Porto de Santos representa um verdadeiro espelho da economia brasileira. “A roupa que estamos vestindo, os sapatos que usamos, o celular que a gente utiliza, tudo passa, direta ou indiretamente, pelo Porto de Santos. Ele é o local ideal para desenvolver a cultura da inovação portuária que vai influenciar todo o Brasil.”, enfatizou.
Perspectivas para 2026
A edição de Santos marca o fechamento de um ciclo nacional das Caravanas em 2025, consolidando um movimento permanente em favor da modernização do setor.
Para 2026, a expectativa já é de expansão da iniciativa. “A gente espera realizar mais quatro Caravanas até a metade do ano que vem. Será um ano diferente, com grandes eventos e eleições, por isso vamos concentrar essas edições mais cedo. Estamos juntos, todos pela inovação. A cadeia produtiva portuária precisa inovar, e estamos aqui para isso.”, finalizou.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos