
Um dos três exemplares do livro “Exposição Portátil Gravura no Muro”, de Michelle Fiorucci, será entregue ao Museu Casa Alfredo Andersen na quarta-feira (3), às 14h. A doação será antecedida por um momento de bate-papo com a artista e apresentação do livro. O acervo do museu foi escolhido para receber a obra por conta da natureza múltipla no projeto, que transita entre livro, exposição, registro e obra.
O livro integra o projeto “Exposição Portátil Gravura no Muro”, idealizado e executado pela artista visual Michelle Fiorucci. Apoiado pela Lei Paulo Gustavo, o conteúdo do projeto foi a criação de um livro baseado na primeira exposição individual, denominada “Gravura no Muro: Memórias Gráficas do Cotidiano Urbano”. A exposição foi exibida em espaços culturais nacionais e internacionais entre 2018 e 2020 e reunia gravuras em papel, tecido, xerox, além de lambe-lambes em grandes proporções.
Nova exposição africana do MON ganha novo diálogo com a arte contemporânea
O livro retoma essa primeira individual, sendo considerado pela artista um desdobramento daquele momento. Esse registro foi feito à mão pela autora, que reimprimiu algumas obras, reinventou outras e montou um material único que funciona como nova plataforma de exibição. No fim, foram obtidos três exemplares inéditos.
Como parte final do projeto, está a doação de dois destes exemplares, visto que um ficará como acervo pessoal de Michelle. O segundo exemplar já foi doado em 18 de setembro ao Centro de Documentação e Pesquisa Guido Viaro ou Museu da Gravura, que compõe o complexo cultural do Solar do Barão. Agora, o Museu Casa Alfredo Andersen mais um trabalho importante em seu acervo.
Serviço:
Bate papo e doação do livro “Exposição Portátil Gravura no Muro”, de Michelle Fiorucci
Data: 03/12, quarta-feira
Horário: 14h
Local: Museu Casa Alfredo Andersen - Rua Mateus Leme, 336
Entrada gratuita