Cultura Piauí
Coral das Mil Vozes emociona o público e marca a retomada do projeto após sete anos
O Coral das Mil Vozes emocionou o público, na noite de segunda-feira (24), em uma apresentação que marcou a retomada do projeto, ausente desde 2017...
25/11/2025 12h55
Por: Redação Fonte: Secom Piauí

O Coral das Mil Vozes emocionou o público, na noite de segunda-feira (24), em uma apresentação que marcou a retomada do projeto, ausente desde 2017. O espetáculo é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), reunindo estudantes de dez escolas da rede estadual, que passaram seis meses em formação vocal e musical.

Durante esse período, os alunos participaram de aulas de canto e técnica vocal ministradas por professores da Escola Estadual de Música Possidônio Queiroz. A apresentação teve regência do maestro Pedro Furtado e repertório composto por canções natalinas.

Segundo a diretora da Escola Estadual de Música Possidônio Queiroz, Gislene Danielle, o retorno do Coral das Mil Vozes representa a concretização de um grande esforço coletivo. “Foi um momento esperado desde agosto. Esses alunos viveram uma jornada musical intensa e muito bonita. Eles cantaram com o coração e superaram todas as expectativas. Estou imensamente feliz com o resultado”, destacou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Continua após a publicidade

A professora de canto da Possidônio Queiroz, Maria da Cruz, celebrou o simbolismo pessoal de participar do momento. “Há mais de 20 anos, eu estava nesta mesma escadaria cantando como essas crianças. Reviver isso agora é um sonho. O Natal é união e paz e elas conseguiram transmitir esse sentimento. A cultura é essencial para nossas vidas e hoje mostramos que ela está mais viva do que nunca em Teresina”, afirmou.

A apresentação integra a programação do Natal de Sonho & Luz, iniciada na última quarta-feira (19), que trouxe ao Centro de Teresina decoração especial, concertos e atrações culturais.

Para o secretário de Estado da Cultura, Rodrigo Amorim, o sucesso do Coral das Mil Vozes simboliza a força da parceria entre Cultura e Educação. “Abrimos a decoração natalina do Karnak e da Avenida Antonino Freire com esse maravilhoso espetáculo. Mil estudantes cantando no adro da Igreja São Benedito dão vida ao nosso Natal. Agradeço ao governador Rafael Fonteles e ao secretário Washington Bonfim pela confiança e apoio para fazer deste um dos maiores natais do Brasil”, ressaltou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Entre os jovens participantes, a estudante do 3º ano do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Maria de Lourdes Rebelo, Maria Rita Fontenele, expressou a alegria de fazer parte do projeto. “Foram seis meses de muito treino e dedicação para apresentar um coral perfeito. Descobrimos talentos que nem imaginávamos ter. Mostrar isso ao público, ainda mais no Natal, é a melhor experiência que poderíamos viver”, relatou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

O maestro Pedro Furtado também comemorou o retorno do projeto. “O Coral das Mil Vozes é fundamental para musicalizar crianças da rede pública. A música promove disciplina, atenção, autoestima e realização pessoal. Espero que esta retomada seja apenas o primeiro passo para a continuidade do projeto nos próximos anos”, concluiu.

Participaram do projeto estudantes dos seguintes Cetis: Benjamim Baptista, Professor Darcy Araújo, Didácio Silva, José Pacífico, Lourdes Rebelo, Maria Melo, Modestina Bezerra, Padre Joaquim Nonato, Solange Viana e Zacarias de Góis | Liceu Piauiense.

Foto: Reprodução/Secom Piauí