O Paraná integra a delegação do Brasil no VII Fórum Ibero-Americano sobre Compras Públicas de Inovação e Inovação Aberta, que começou nesta quarta-feira (19), em Granada, na Espanha. A comitiva brasileira reúne 27 técnicos de diferentes instituições e regiões do País. A programação do evento segue até sexta (21) com painéis que abordam a modernização da gestão pública, por meio de novas tecnologias, apresentação de modelos de contratação inovadores e debates para trocar experiências e consolidar parcerias.
A participação do Estado no evento está associada aos avanços institucionais, com destaque para o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná, que estabeleceu um ambiente jurídico mais seguro e ágil para a cooperação entre o Poder Público, universidades e o setor produtivo. Esse conjunto de normas tem sido importante para implementar no governo a contratação de soluções tecnológicas desenvolvidas por empresas paranaenses para desafios específicos da administração pública.
Aliado ao marco legal, a Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná fornece as diretrizes estratégicas para fomentar um dos ecossistemas mais robustos do Brasil. A política prevê instrumentos e programas que incentivam a inovação aberta, possibilitando ao Estado atuar como um demandante de soluções para startups e pequenas e médias empresas (PMEs). Esse modelo de cooperação é um dos temas do fórum em Granada, alinhando o Paraná com as melhores práticas internacionais.
Para a assessora da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná Erika Juliana Dmitruk, que compõe a delegação brasileira no evento, a experiência possibilita um diagnóstico preciso da posição paranaense no cenário internacional. "Participar desse evento nos permite comparar nossas práticas com outros países da Europa e América Latina, identificando pontos em que já estamos avançados com instrumentos e soluções inovadoras que atendem aos desafios do Estado”, afirma.
PROGRAMAÇÃO– O evento reúne representantes de governos, universidades e do setor produtivo empresarial para debater e promover a modernização da administração pública por meio de novas tecnologias nas áreas de compras e contratação. A programação abrange temas relevantes para o setor, como transformar as compras governamentais em uma ferramenta estratégica. Especialistas também debatem ambientes seguros para testes de novas soluções e mecanismos para facilitar a participação de pequenas e médias empresas nos processos.
DELEGAÇÃO– Além do Paraná, a comitiva brasileira reúne instituições como: Advocacia-Geral da União (AGU); Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel); Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD); Conselho Nacional de Justiça (CNJ); Exército Brasileiro; Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI); Ministério dos Transportes; Petróleo Brasileiro S/A (Petrobras); Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE-SP); Universidade de São Paulo (USP) e Universidade do Distrito Federal.