Cultura Amazonas
Natal nos Cetis leva vivência cultural a estudantes dentro da programação do ‘O Mundo Encantado do Natal’
O espetáculo reforça o compromisso do Governo do Amazonas em ampliar o acesso à arte dentro das escolas...
19/11/2025 13h55
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas

O espetáculo reforça o compromisso do Governo do Amazonas em ampliar o acesso à arte dentro das escolas

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
FOTOS: Aguilar Abecassis / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, o Natal nos CETIs levou, na terça-feira (18/11), o espetáculo “Pocket Memórias” ao Ceti Áurea Pinheiro Braga. A apresentação integra a temporada “O Mundo Encantado do Natal”, que leva atividades artísticas a escolas de tempo integral da rede pública da capital.

O espetáculo foi apresentado pelo Balé Jovem Claudio Santoro e pelas turmas de Formação em Dança 1 e 2 do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, reunindo coreografias inspiradas no espetáculo “Rede de Memórias”. Os estudantes acompanharam um trabalho que une música, dança, teatro e artes visuais, resgatando elementos da cultura amazônica.

O diretor do Liceu, Davi Nunes, ressaltou a importância de levar experiências culturais diretamente ao ambiente escolar. “É um momento muito importante para levar interação cultural para alunos que passam o dia inteiro na escola e levar esse sentimento natalino para essas escolas”.

Continua após a publicidade

A apresentação movimentou toda a comunidade escolar e reforçou a proposta do Natal nos Cetis, que busca aproximar os estudantes da arte e fortalecer vivências criativas. A iniciativa envolve professores, técnicos, núcleos artísticos e equipe pedagógica, criando um ambiente integrado e acolhedor.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
FOTOS: Aguilar Abecassis / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Para a diretora do Ceti Áurea Braga, Sandra Oliveira, o impacto da ação vai além da celebração natalina. “Quando temos apresentações como essa, os alunos descobrem oportunidades que muitas vezes nem sabem que existem”, afirmou.

O espetáculo reforçou o compromisso do projeto, realizado desde 2019, de ampliar o acesso à arte dentro das escolas, celebrando o encerramento do ano letivo de forma sensível, afetiva e profundamente ligada à cultura amazônica.

Programação do Natal nos Cetis

19 de novembro: Ceti João dos Santos Braga, às 15h – Apresentação do ‘Memórias Pocket Natalina’, com o Balé Jovem Claudio Santoro.

24 de novembro: Ceti Marcantonio Vilaça, às 15h – Apresentação do concerto “Natal Iluminado”, com a Orquestra Jovem Claudio Santoro e alunos do Canto Popular.

25 de novembro: Ceti Profª Cinthia Régis, às 15h – Apresentação do concerto “A Alegria do Natal”, com o Coral Infantojuvenil Claudio Santoro.

25 de novembro: Ceti Elisa Bessa Freire, às 15h – Apresentação do “Memórias Pocket Natalina”, com o Balé Jovem Claudio Santoro.

27 de novembro: Ceti Prof. Sérgio Alfredo Figueiredo, às 15h – Apresentação do concerto “Natal em Canções”, com a Camerata de Violões e Canto Popular e os alunos do Canto Popular.