Cultura Cultura
Feriado do Dia da Consciência Negra tem programação nos museus e no Teatro Guaíra
Espaços culturais geridos pela Secretaria de Estado da Cultura (Seec) terão seus horários alterados nesta quinta-feira (20). Alguns permanecem com...
19/11/2025 07h45
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

Espaços culturais geridos pela secretaria estadual da Cultura terão horários alterados nesta quinta-feira, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Alguns equipamentos permanecem com suas atividades normalmente. É o caso do Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG). No dia 20, o Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) recebe o Coral Negro de Curitiba e a Orquestra Pretafrocello em um espetáculo inédito que celebra a cultura afro-brasileira por meio da música, da arte e da resistência. Serão duas sessões: uma às 17h e outra às 20h. A entrada é gratuita. Ingressos podem ser retirados no Sympla .

O Auditório Glauco Flores Sá de Brito (Miniauditório) receberá a Mostra Garalhufa, escola dedicada à atuação autoral. No dia 20, às 20h30, será apresentado “F60.3 – Hoje eu estou sentindo muito”, espetáculo de dança-teatro que mergulha nas profundezas da mente e do corpo em desequilíbrio, inspirado nas vivências com o Transtorno de Personalidade Borderline. Os ingressos estão disponíveis no Disk Ingressos e na bilheteria do Teatro Guaíra, com valores de R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada).

Tanto o Museu Oscar Niemeyer (MON) quanto o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR), que está temporariamente nas salas 08 e 09 do MON, funcionarão normalmente das 10h às 17h30.

O MAC apresenta uma nova exposição em cartaz: “EntreLinhas, Cores e Linguagens – 55 Anos de MAC-PR” . A mostra reúne obras do acervo do museu e traz um recorte pensado pelos curadores Maria José Justino e Marcelo Conrado, que propõem uma leitura renovada da coleção, destacando suas múltiplas temporalidades e linguagens. São mais de 80 artistas, de diferentes escolas e gerações, reunidos em uma única mostra.

Continua após a publicidade

A Sede Adalice Araújo, espaço administrado pelo MAC Paraná na Secretaria de Estado da Cultura, estará fechada no dia 20.

O Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) também funciona normalmente das 10h às 17h, assim como o Museu Paranaense, que abre ao público das 10h às 17h30.

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) funciona em partes durante o feriado. O prédio histórico do MIS-PR, situado no Palácio da Liberdade, permanece fechado para reformas, com reabertura oficial já marcada para o próximo dia 26 de novembro .Porém, o antigo Centro de Triagem, hoje espaço dedicado ao Projeto Cárcere no MIS, funcionará normalmente no dia 20 com a exposição "Desse Lado do Muro", das 10h às 12h e das 14h às 17h.

FERIADO– Desde 2023 é celebrado o Dia da Consciência Negra, feriado nacional, marcando a data de morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, símbolo de resistência contra a escravização e de busca pela liberdade. A data é dedicada à reflexão sobre a luta, a resistência e as contribuições da população negra na construção do Brasil.

Serviço:

Centro Cultural Teatro Guaíra – Aberto | Confira programação neste site

Museu Oscar Niemeyer (MON) – Aberto | 10h às 17h30

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) - MAC no MON – Aberto | 10h às 17h30

Sede Adalice Araújo | – Fechado

Biblioteca Pública do Paraná (BPP) – Fechada

Museu Paranaense (MUPA) – Aberto | 10h às 17h30

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) – Aberto | das 10h às 17h

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR) – Aberto | das 10h às 12h e das 14h às 17h