Cultura Piauí
Sudarpi premia lojas da Central de Artesanato Mestre Dezinho com selo que valoriza o artesanato piauiense
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), realizou, nesta terç...
18/11/2025 17h30
Por: Redação Fonte: Secom Piauí

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), realizou, nesta terça-feira (18), a entrega oficial do selo “É artesanal, tem na Central!”, a 12 lojas da Central de Artesanato Mestre Dezinho, em Teresina. O evento foi realizado no espaço da Casa do Artesão Design Mestre Albertino.

O selo foi criado para reconhecer e fortalecer as lojas que preservam a autenticidade e a identidade do artesanato piauiense, garantindo ao público que esses espaços comercializam produtos artesanais locais. Para receber o selo, as lojas passaram por uma avaliação realizada por uma comissão formada pela Sudarpi, que considerou critérios como predominância de produtos artesanais, organização do espaço e qualidade do atendimento.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom Sudarpi

Durante a cerimônia, o superintendente da Sudarpi, Ícaro Machado, destacou a relevância da iniciativa. “Este selo é fundamental para certificar o turista sobre a origem dos produtos que está comprando, garantindo que ele leve para casa um verdadeiro artesanato piauiense. Ele valoriza as lojas que trabalham com o que há de melhor no artesanato local, ressaltando a autenticidade e qualidade dessas peças”, afirmou.

A entrega do selo representa o início de uma nova etapa para as lojas contempladas, com foco na valorização do artesanato piauiense. A proposta inclui também um trabalho contínuo com atualizações periódicas do selo. A expectativa é que, futuramente, outras lojas possam participar do processo e alcançar a certificação, contribuindo para a construção de um padrão de excelência no artesanato produzido no estado.

Continua após a publicidade
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom Sudarpi

Áurea Brandão, dona de uma loja contemplada, destacou a importância do selo como forma de valorização e reconhecimento dos produtos locais. “Todos os lojistas deveriam lutar por esse selo, porque cada cliente vai saber o quanto a gente se esforçou para atender aos critérios exigidos. Isso transmite segurança para o cliente, que se sente confiante ao levar nossos produtos para casa”, frisa.

A ação é vista como o início de uma nova etapa para os empreendimentos beneficiados, que passam a integrar uma rede de promoção e reconhecimento do artesanato local. “Sabemos que com esse selo teremos mais visibilidade nas nossas peças. A expectativa é que aumente muito mais os visitantes, que eles conheçam mais o nosso trabalho”, comentou a empreendedora Renata Damiana.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom Sudarpi

O evento também contou com a presença do secretário de Cultura, Rodrigo Amorim, que destacou que a entrega do selo integra um processo mais amplo de qualificação e organização dos espaços culturais da cidade. “Não se trata apenas de reformar os equipamentos, mas de criar espaços mais confortáveis e acessíveis. Unidos conseguimos elevar o trabalho de todos e fortalecer o artesanato piauiense”, destaca.

Participaram da solenidade o secretário da Cultura, Rodrigo Amorim, o superintendente da Sudarpi, Ícaro Machado, o deputado estadual, Fábio Novo, o secretário executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares e os representantes das 12 lojas.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom Sudarpi

Lojas contempladas com o selo: