Turismo Turismo
Agentes de viagens da Espanha estão no Paraná para conhecer atrativos turísticos
Uma Famtour organizada pelo Viaje Paraná, em parceria com o Grupo Viajes El Cortes Inglés, trouxe os profissionmais espanhóis para conhecer atrati...
14/11/2025 14h36
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

Um grupo de agentes de viagens da Espanha está conhecendo pontos turísticos, restaurantes e atrativos paranaenses. A visita foi organizada pelo Viaje Paraná – órgão de promoção vinculado à Secretaria do Turismo (Setu-PR) – em parceria com o Grupo Viajes El Cortes Inglés, empresa líder de viagens no país ibérico. A programação teve início nesta quinta-feira (13) e segue até dia 19 deste mês.

O roteiro acontece por meio da modalidade Famtour, ou seja, uma viagem que busca familiarizar agentes e pessoas que trabalham com pacotes turísticos. Após a visita presencial nos atrativos, os profissionais têm mais repertório e informações para impactar e vender melhor o destino aos clientes.

No primeiro dia, os seis estrangeiros conheceram atrativos de Curitiba, como o Ópera de Arame, Parque Tanguá, Bosque Zaninelli e o Museu Oscar Niemeyer. Nesta sexta-feira (14) o grupo fez o passeio de trem da Serra Verde Express até Morretes. Lá conheceram atrativos locais e degustaram o famoso barreado. Eles seguem até a Ilha do Mel, território de Paranaguá, onde pernoitam.

O itinerário completo conta ainda com outros locais marcantes do turismo do Estado, como o restaurante Madalosso, em Santa Felicidade; o Parque Estadual Vila Velha e o Parque de Natureza Buraco do Padre, ambos em Ponta Grossa (Campos Gerais); além do Parque Nacional do Iguaçu, Parque das Aves, o recém-inaugurado Aquafoz e demais atrativos de Foz do Iguaçu, no Oeste.

Continua após a publicidade

PARCERIAS INTERNACIONAIS– A escolha do itinerário não é por acaso. Esse mesmo roteiro pelo Paraná está sendo amplamente divulgado na Espanha, por meio de um telão na Gran Vía de Madrid e de totens publicitários em lojas, agências e nos aeroportos de Barajas (Madrid) e El Prat (Barcelona). A ação é fruto de negociações entre o Viaje Paraná com o Grupo Viajes El Corte Inglés.

“O trabalho de promoção do Viaje Paraná é fundamental para consolidar o Estado como esse grande polo do turismo brasileiro. É um incentivo para que os municípios, IGRs e empresários busquem qualificar profissionais, investir em estruturas e preparar todo o Paraná para essa crescente de viajantes estrangeiros que chegam aos nossos Territórios Turísticos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

As reuniões entre paranaenses e espanhóis começaram em janeiro deste ano, a partir da Feira Internacional de Turismo de Madri (Fitur). Os encontros resultaram no pacote de viagem de nove dias que está sendo divulgado nos telões e diversos espaços públicos e privados, e também na Famtour que os agentes de viagens europeus fazem agora no Estado.

“É fundamental vender aquilo que se conhece. Por isso, vieram esses profissionais, para conhecer melhor o que estão repassando aos clientes espanhóis. O contato presencial com nossos atrativos faz a diferença na hora de montar um pacote turístico para o Estado”, enfatizou Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.

EUROPA É O FOCO– Apenas neste ano, entre janeiro e setembro, o Paraná já recebeu mais de 888 mil turistas estrangeiros, sendo o quarto principal portão de entrada de viajantes internacionais no Brasil durante o período. A Europa representa cerca de 10% do total das chegadas ao Estado, onde Reino Unido, Alemanha e Espanha são os maiores emissores.

“São quase 86 mil chegadas de turistas europeus no Paraná neste ano. É o segundo continente que mais envia viajantes ao Estado, atrás apenas da América do Sul. É um mercado em ascensão que, certamente, estamos conseguindo impactar com essas e outras frentes de atuação”, completou Cortes.

Pensando em atingir cada vez mais o trade e público do continente, o Viaje Paraná marca presença no MICE Embratur, programação voltada ao Turismo de Negócios e Eventos, que acontece em Barcelona, na Espanha, entre os dias 18 e 20 deste mês.

Além isso, o órgão de promoção já confirmou sua participação da próxima Fitur em Madrid, no começo de 2026. Na feira, o Estado terá estande para promover potenciais turísticos, materiais de divulgação traduzidos e 15 coexpositores do setor, selecionados por meio de manifestação de interesse.