O diretor-presidente da Ceasa Paraná, Eder Eduardo Bublitz, recebeu o prêmio Manager of the Year (Gestor do Ano), concedido pela World Union of Wholesale Markets (WUWM), durante conferência anual realizada em Bruxelas, na Bélgica. A entidade, que reúne mais de 200 mercados atacadistas de 50 países em cinco continentes, reconhece lideranças que se destacam por inovação, sustentabilidade e impacto no abastecimento alimentar global. Eder Eduardo Bublitz foi o primeiro brasileiro a receber a honraria.
“Estou profundamente honrado. Este prêmio é fruto do trabalho de toda a equipe da Ceasa, permissionários, produtores e transportadores, e do Governo do Paraná. Mercados bem administrados são essenciais para levar alimentos saudáveis, sustentáveis e acessíveis a todos”, declarou.
Sob comando de Bublitz, a Ceasa Paraná modernizou a logística, ampliou parcerias com agricultores locais e consolidou o programa Banco de Alimentos – Comida Boa, iniciativa da Ceasa Paraná com o apoio do Governo do Paraná que combate o desperdício e a insegurança alimentar.
A unidade de Curitiba foi a primeira do Brasil a obter a certificação ISO 14001, por seu sistema de gestão ambiental. Em 2025, o selo foi estendido às Ceasas do interior do estado, localizadas em Maringá, Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu.
"O reconhecimento do trabalho feito dentro da Ceasa Paraná abre portas para parcerias internacionais, intercâmbio de práticas e atração de investimentos. Para o setor atacadista brasileiro, o prêmio reforça a importância da profissionalização e da cooperação global", complementou Bublitz.
CEASAS– A Centrais de Abastecimento do Paraná – Ceasa Paraná, empresa de economia mista vinculada ao sistema Seab, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, administra cinco unidades atacadistas em Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu. São municípios considerados estratégicos para a comercialização e abastecimento de hortigranjeiros no Estado.
Operam nas cinco Ceasas do Paraná, 658 empresas permissionárias. Estão cadastrados junto aos Mercados de Produtores dessas unidades, 7.236 agricultores rurais – 1.784 ativos – que negociam diretamente suas produções em espaços próprios. São comercializados em média por ano, através das Ceasas do Paraná, cerca de 1 milhão 354 mil de toneladas de hortigranjeiros.
Segundo a Divisão Técnica e Econômica – Ditec, as frutas, verduras, hortaliças e ovos comercializados nas unidades atacadistas das Ceasas do Paraná têm sua origem na produção agrícola, vindo de 327 municípios paranaenses, e de outros 1.308 municípios de 21 estados brasileiros, além de 10 países.
As Ceasas do Paraná também dispõe de espaços específicos para a comercialização de flores, plantas ornamentais, aromáticas, medicinais, condimentares, frutíferas e insumos para jardins. Em Curitiba o Mercado de Flores tem área coberta de 1.725 metros quadrados. Os 20 permissionários ocuparam espaços entre 30 a 90 metros quadrados. O local tem ainda câmara fria, além de espaços diferenciados para café e produção de fotos e filmagens.