A Praça Pedro II, no Centro de Teresina, chega neste domingo (16) à última edição de 2025 da Feira na Praça, projeto que movimentou o coração da cidade, entre agosto e novembro, sempre das 8h às 13h. O evento gratuito é promovido pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e reúne arte, música, gastronomia, artesanato, moda e atividades infantis, transformando o espaço público em um ponto de encontro cultural para toda a família.
Para esta edição de encerramento, a programação musical contará com o grupo Samba no Coreto, que recebe como convidados Alê da Voz, Carlos GCB, Henry Dantas e Bola Doce Ilusão. Além da música, o público poderá conferir estandes dedicados ao artesanato, à moda autoral e à culinária típica piauiense.
A microempreendedora Tyana Chaves, que participou de todas as edições, reforça a importância da iniciativa para quem vive do próprio negócio criativo. “A Feira na Praça veio como a realização de um sonho meu e da minha mãe. Poder trazer nosso trabalho para um espaço revitalizado e ter essa oportunidade abriu muitas portas para mim. É uma chance de mostrar minha capacidade enquanto mulher e empreendedora”, destaca.
O crescimento do evento também impressiona. A feira, que começou com 20 expositores, encerra o ano com mais de 70 empreendedores cadastrados. “Quando iniciamos em agosto, tínhamos poucos feirantes, porque era uma novidade. Mas, domingo após domingo, o público e os expositores foram aumentando. Hoje trabalhamos com 70 para garantir organização, mas nossa meta é chegar a 100 feirantes, futuramente”, explica o organizador da feira, Bruno Dantas.
Revitalizar o Centro de Teresina é um dos principais objetivos da Secult com a realização da Feira na Praça. A partir da próxima terça-feira (18), a Praça Pedro II recebe a abertura do “Natal de Sonho & Luz 2025”, ampliando ainda mais a programação cultural na região.
“A Feira na Praça se consolidou como uma política pública de valorização da cultura, do empreendedorismo criativo e da ocupação qualificada do Centro de Teresina. Nosso objetivo é fazer com que a população volte a viver e sentir este espaço histórico da cidade. O sucesso das edições deste ano nos mostra que a cultura tem grande força de transformação social e econômica, e vamos seguir ampliando iniciativas que aproximem as pessoas da nossa produção artística e cultural”, conclui o Secretário de Estado da Cultura, Rodrigo Amorim.