A artista Laura Ridolfi ocupa até o final de novembro o ateliê da residência artística da Academia Alfredo Andersen. Baseando-se nas pinturas de Alfredo Andersen, Laura desenvolve quadros de estudo sobre as cores, formas, visões da realidade e do imaginário coletivo. Inspirada pelas fotografias de família, a pintora busca relacionar memórias e refletir sobre a beleza do cotidiano.
O trabalho de Laura carrega elementos de festas itinerantes, como circos e parques de diversões. Seguindo em uma linha abstrata, ela utiliza cores neon para representar a quebra na monotonia e transmitir a beleza dos pequenos momentos. A paranaense também busca brincar com conceitos duais, retratando e misturando o real e o fantástico. O ateliê é aberto ao público, com visitação das 10h às 17h nas segundas, quartas e quintas; e das 13h às 17h nas terças e sextas.
Mutirão voltado a profissionais da cultura vai ofertar dezenas de vagas na Biblioteca Pública
Laura é natural de Maringá e está na capital paranaense há dois anos, quando decidiu iniciar sua pesquisa baseada nas memórias. Filha de pais artistas, cresceu envolta de arte, observando e aprendendo o ofício. Hoje em dia, com sua identidade artística firmada, ela busca na residência uma outra forma de se relacionar com o mundo.
“Já que eu estou me relacionando com a casa onde Andersen morava e pintava, penso de que forma que eu posso absorver um pouco disso para colocar também no meu trabalho. Tentando criar essa forma de relação entre a gente. Juntando o olhar dele com o meu”, propõe a artista.
A parceria com o Museu Alfredo Andersen significa, para a residente, uma oportunidade de explorar espaços novos e realizar trocas culturais e de experiência. “Quando eu chego na residência, a minha sensação é que eu montei o meu circo itinerante aqui. Eu sou atravessada toda hora por outras pessoas”, afirma.
Serviço:
Visitação à residência artística de Laura Ridolfi
Segunda, quarta e quinta, das 10h às 17h
Terça e sexta, das 13h às 17h
Entrada gratuita
Local: Rua Mateus Leme 336 – Centro – Curitiba