A 2ª Promotoria de Justiça de Pitanga, sob o comando da promotora Dr.ª Amanda Ribeiro dos Santos, instaurou um Inquérito Civil para apurar indícios de desvio de função generalizado na prefeitura de Mato Rico. O procedimento foi aberto em 6 de novembro de 2025.
A investigação tem como base uma denúncia anexada ao processo, que contém uma lista extensa de servidores supostamente atuando em funções diferentes das suas lotações originais. Segundo o Ministério Público do Paraná (MP-PR), essa situação parece contradizer as informações oficiais prestadas anteriormente pela própria prefeitura.
A promotoria já identificou, em uma verificação preliminar, que nomes da lista já são ou foram alvo de apurações em outros processos da unidade, o que acrescenta um novo elemento ao caso.
Diante do grande volume de informações, a análise inicial está sendo feita por amostragem, já que a verificação integral de todos os relatos não é viável de imediato. A estratégia do MP-PR será tratar a questão de forma coletiva para racionalizar a investigação e buscar uma solução efetiva para o problema.
O Inquérito Civil nº 0112.25.000792-2 foi instaurado para reunir todos os elementos necessários para aprofundar as investigações, apurar as responsabilidades dos agentes públicos envolvidos e, por fim, adotar as medidas cabíveis para regularizar a situação, em conformidade com os princípios da legalidade, moralidade e eficiência administrativa.