Cultura Piauí
Junta Festival movimenta o Centro de Teresina com programação gratuita de 24 e 30 de novembro
Entre os dias 24 e 30 de novembro, Teresina será tomada pela arte, pelo movimento e pela emoção de mais uma edição do Junta Festival – Dança e Cont...
12/11/2025 09h15
Por: Redação Fonte: Secom Piauí

Entre os dias 24 e 30 de novembro, Teresina será tomada pela arte, pelo movimento e pela emoção de mais uma edição do Junta Festival – Dança e Contemporaneidade. Em seu 11º ano, o festival internacional transforma o Centro da capital em um grande palco de encontro entre arte, corpo e memória, com o tema “Memórias do Futuro”.

Durante uma semana inteira, o público poderá vivenciar uma programação totalmente gratuita, com 18 espetáculos de artistas de oito estados brasileiros, Ceará, São Paulo, Paraíba, Bahia, Piauí, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Maranhão, além de oficinas, rodas de conversa e ações formativas que estimulam o diálogo entre diferentes gerações e linguagens.

Mais do que um festival, o Junta é um espaço de convivência, aprendizado e celebração da diversidade. Nesta edição, o projeto segue fortalecendo sua Incubadora Petrobras, iniciativa que apoia e impulsiona artistas piauienses e nordestinos. Seis propostas recebem incentivo financeiro e mentoria das curadoras Mariana Pimentel e Gilsamara Moura, ampliando as possibilidades de circulação e profissionalização na dança contemporânea.

Entre os destaques da programação está “Bola de Fogo”, de Fábio Osório Monteiro e Cíntia Santos, espetáculo que mistura arte e vida com humor, ancestralidade e afeto, uma verdadeira homenagem às identidades negras, LGBTQIAPN+, nordestinas e de matriz africana. Já a performance “Cavucada – a festa não será amanhã”, da Cia Dançurbana (MS), promete transformar o palco em uma grande celebração da dança, revisitando duas décadas de história com muito brega funk, cultura pop e energia contagiante.

Continua após a publicidade
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Bola de Fogo, de Fabio Osório Monteiro (Foto: Patricia Almeida/Divulgação)

Outro momento especial será o espetáculo “Vazante”, de Soraya Portela, com artistas 60+, e o divertido “Baile das Criaturas”, voltado para o público infantil, reforçando o compromisso do Junta com a diversidade, a acessibilidade e o encantamento pela arte em todas as idades.

Uma das curadoras do festival, Janaína Lobo, destaca o olhar plural do projeto. “A forma como observamos a dança e promovemos espetáculos foge do tradicional. Buscamos valorizar trabalhos e pessoas diversas: em idades, gêneros e modos de criação”, afirma a professora de dança.

Criado e dirigido pelos artistas piauienses Datan Izaká, Jacob Alves e Janaína Lobo, o Junta nasceu do desejo de ressignificar espaços de Teresina e fortalecer redes de artistas e públicos. Hoje, o festival é reconhecido como um dos eventos mais importantes da dança no Nordeste, integrando o calendário oficial de eventos turísticos do Piauí e firmando parcerias internacionais com a Fundação Pro Helvetia (Suíça) e a Embaixada Francesa no Brasil.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Datan Izaká (Foto: Anna Júlia Melo)

“O Junta é um festival pensado para todas as pessoas, de todas as idades. A gente acredita que a dança pode ocupar a cidade e criar espaços de encontro, de escuta e de experimentação. Nesta 11ª edição, vamos estar em locais simbólicos de Teresina, como o Museu da Imagem e do Som, a Galeria Nonato Oliveira, no Clube dos Diários, e a nova sede do Inova IFPI, que também abriga o escritório do Ministério da Cultura no Piauí. Esses espaços vão receber espetáculos de várias regiões do Brasil e também do exterior, obras que dialogam com o corpo, com o território e com as potências da nossa arte”, acrescenta Datan Izaká, co-diretor do festival.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Junta – Dança e Contemporaneidade 2025 conta com patrocínio do Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), além de incentivo do Ministério da Cultura e da Petrobras, por meio da Seleção Petrobras Cultural – Novos Eixos.

Programação

Segunda-feira (24/11)

10h | Couraça – Núcleo Atmosfera (MA)
Praça Rio Branco

19h | Fluxo do Abismo – Quimera (MA)
Museu da Imagem e do Som de Teresina

20h | Bola de Fogo – Fábio Osório (BA)
INOVA IFPI

Terça-feira (25/11)

17h | La Burla – Bruno Brandolino e Bibi Dória (Portugal)
Museu da Imagem e do Som de Teresina

20h30 | Desenho do Tempo – Marcos Mattos e Renata Leoni (MS)
Galeria Clube dos Diários “Nonato Oliveira”

21h30 | Roda de Samba
Galeria Clube dos Diários “Nonato Oliveira”

Quarta-feira (26/11)

9h | Oficina Looping
Escola Estadual de Dança Lenir Argento

19h | ¡La asimetría es más rica! – Estela Lapponi (SP)
Galeria Clube dos Diários “Nonato Oliveira”

23h | Brasileirinhas – Só Homens Cia de Dança (PI)
Galeria Clube dos Diários “Nonato Oliveira”

Quinta-feira (27/11)

9h | Oficina Looping
Escola Estadual de Dança Lenir Argento

16h | Buxada 1 – Icon Ákira AvA e Eloi di Meninas: Ballroom: construindo legados
Café do Museu da Imagem e do Som de Teresina

19h | Vazante – Soraya Portela (PI)
Museu da Imagem e do Som de Teresina

20h30 | Eunucos – Irmãs Brasil (RJ)
Galeria Clube dos Diários “Nonato Oliveira”

22h | Cavucada – Cia Dançurbana (MS)
Galeria Clube dos Diários “Nonato Oliveira”

Sexta-feira (28/11)

16h | Buxada 2 – Giovani Venturini: Outros Olhares – a diversidade de corpos na dança
MINC/Inova IFPI

19h | Lindo de Morrer – Manuela Libman + Maria Clara Contrucci (SP)
Galeria Clube dos Diários “Nonato Oliveira”

20h30 | Cartografias em Cacos – Isaura Tupiniquin (PB)
Inova IFPI

21h30 | Looping Bahia Overdub – Felipe de Assis, Leonardo França e Rita Aquino (BA)
Inova IFPI

Sábado (29/11)
16h | Buxada 3 – Isaura Tupiniquin: Censura nas artes; como é ser artista no Brasil 2025
Inova IFPI

19h | Nutrir a seiva da corpa – Pedro Silva (CE)
Museu da Imagem e do Som de Teresina

20h30 | Corpo Celeste – Giovanni Venturini (SP)
Museu da Imagem e do Som de Teresina

21h30 | Piauy Cunty: Baile Tropicália – Casa di Menina (PI)
Sede do Ministério da Cultura no Piauí

Domingo (30/11)

16h | Baile das Criaturas – Weyla Carvalho (PI)
Inova IFPI

18h | Política Cadela – Ireno Junior – Plataforma Danças Que Temos Feio (PI)
Museu da Imagem e do Som de Teresina

19h | Clemente – Andreia Pires (CE)
Museu da Imagem e do Som de Teresina